Você está convidado a nos acompanhar nesta viagem. Na parte inferior da página, clique em SEGUIR para receber as atualizações que faremos antes da partida e ao longo do percurso. Também gostaríamos muito de ir recebendo seus comentários.

SEJA BEM-VINDO ao nosso diário de viagem. E, se pretende sair por aí algum dia, aproveite as muitas dicas do blog.

Clique sobre as imagens se desejar ampliá-las.

9 de setembro de 2013

Riscos e perigos

(Relatos de viajantes)

O maior perigo é você se encantar com algum lugar e não querer mais voltar.

Da mesma forma, a qualidade de vida e o grau de civilidade nesses paises, mesmo a Argentina em crise, e em lugares remotos, são bem superiores às encontradas no Brasil mediano. O grande gigante do continente sul americano não trata bem o seu povo. Vocês irão comprovar ...

Riscos sempre existirão, mas podem ser minimizados através de um planejamento eficiente e sempre tendo um plano B e C e porque não D para contornar qualquer dificuldade. Por exemplo: A rota do deserto hipnotiza e dá realmente um sono que você tem que parar o carro e dar uma corridinha em volta dele e gritar bastante para abafar o som do silêncio. O vento da Patagônia pode virar o carro. Se passar na Ruta 40, em determinados pontos, acima de 70 km por hora vai ficar com carro sem controle pelas rajadas laterais de vento e ai por diante. Dirigir sobre o rípio é muito agradável porém muito perigoso, principalmente em curvas. O uso da tração 4x4 é sempre um procedimento obrigatório, por precaução.

Policiais corruptos (normalmente na Província de Entre Rios, Argentina) : descobrimos que é necessário ser reticente, dizendo que não tem pesos e que pagará a multa, se for o caso, no escritório deles na próxima cidade. Normalmente eles chamam você para conversar com o capitão no escritório. Vá em dupla e continue jogando duro. Depois de uns 3 minutos, a esposa ou namorada pega a bolsa e mantendo-a semi-aberta sai do carro e entra no escritório. Funciona como mágica, eles pensarão que ela está filmando/gravando e dispensam na hora. Já funcionou comigo várias vezes em Entre-Rios. O engraçado é que descobrimos sem querer, porque minha mulher ficava incomodada com a demora e ia ver o que estava acontecendo e a gente não entendia porque eles mudavam de atitude de imediato.  Um outro amigo do nordeste levou uma boa quantidade de castanha de cajú e quando era parado deixava à vista. Se o guarda olhar muito para a castanha ofereça. Normalmente se dão satisfeitos por isso.

Nenhum comentário: