Região dos lagos argentinos
Voltar à Patagônia é sempre uma experiência unica. Desta vez, uma volta pelos lagos andinos.
Você está convidado a nos acompanhar nesta viagem. Na parte inferior da página, clique em SEGUIR para receber as atualizações que faremos antes da partida e ao longo do percurso. Também gostaríamos muito de ir recebendo seus comentários.
SEJA BEM-VINDO ao nosso diário de viagem. E, se pretende sair por aí algum dia, aproveite as muitas dicas do blog.
Clique sobre as imagens se desejar ampliá-las.
16 de outubro de 2010
Sonhos e ousadias
“Seja qual for o seu sonho – comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.”
Goethe.
Sábado : trabalho burocrático
Hoje, sábado, melhor dedicar o período da tarde para o dever de casa mais burocrático.
Em primeiro lugar, começar a preparar um pen-driver com os arquivos mais atuais do nosso " MQG - Manual Quebra-Galho", companheiro inseparável em todas as viagens : Dicas Mecânicas, Guia de Viagens e Páginas Amarelas. Atenção especial para a lista de oficinas mecânicas ao longo do caminho, precaução indispensável para possíveis necessidades.
A seguir, colocar nos cartões SD os arquivos com mapas para o GPS. Em um, o nosso Tracksource; no outro, o mapa ConoSur ou o Proyecto Mapear, já que ainda não cheguei à conclusão sobre qual o melhor.
E aí será a vez do notebook : preparar um jukebox, arquivos com músicas, SKYPE, navegador (atualmente, o CHROME), anti-virus e afins, Photoshop (para dar um mel-de-coruja nas fotos que virão para o blog), os mesmos mapas para outro GPS que levo comigo (Garmin 180 que não possui tela e, portanto, usa o monitor do note), endereços de e-mail, telefones de emergência, enfim, uma parafernália de dados que carregamos conosco.
Se sobrar tempo, a última tarefa do dia : uma saída, com direito a um vinho, à noite, pois ninguém é de ferro ...
Em primeiro lugar, começar a preparar um pen-driver com os arquivos mais atuais do nosso " MQG - Manual Quebra-Galho", companheiro inseparável em todas as viagens : Dicas Mecânicas, Guia de Viagens e Páginas Amarelas. Atenção especial para a lista de oficinas mecânicas ao longo do caminho, precaução indispensável para possíveis necessidades.
A seguir, colocar nos cartões SD os arquivos com mapas para o GPS. Em um, o nosso Tracksource; no outro, o mapa ConoSur ou o Proyecto Mapear, já que ainda não cheguei à conclusão sobre qual o melhor.
E aí será a vez do notebook : preparar um jukebox, arquivos com músicas, SKYPE, navegador (atualmente, o CHROME), anti-virus e afins, Photoshop (para dar um mel-de-coruja nas fotos que virão para o blog), os mesmos mapas para outro GPS que levo comigo (Garmin 180 que não possui tela e, portanto, usa o monitor do note), endereços de e-mail, telefones de emergência, enfim, uma parafernália de dados que carregamos conosco.
Se sobrar tempo, a última tarefa do dia : uma saída, com direito a um vinho, à noite, pois ninguém é de ferro ...
15 de outubro de 2010
CURIOSIDADES PATAGÔNICAS
A Patagônia é uma imensa extensão de terra que toma quase um terço dos territórios argentino e chileno. Vai, na sua parte Norte, da região dos lagos andinos até o extremo sul das Américas, a Ilha do Cabo Horn, na Passagem de Drake.
É uma região de contrastes e belezas surpreendentes ; dos ventos fortes, chuvas, neve, das montanhas com seus picos elevadíssimos, dos rios de corredeiras, florestas espetaculares, desertos, lagos maravilhosos e, por fim, dos mares bravios que a cercam.
O nome atual de "Patagônia", segundo os historiadores, vem da passagem do português Fernão de Magalhães pela região, em 1520 (e ainda nos achamos corajosos em empreender estas nossas "expedições" !!). Aconteceu dele haver encontrado, durante sua passagem por lá, índios da nação Tehuelche e haver ficado impressionado com o tamanho dos pés daquelas criaturas. Passou então a chamá-los de "Patagones", em alusão ao gigante com cabeça de cachorro, "Patagon", do conto espanhol chamado "Primaleon". Assim, logo a região tornou-se conhecida como Patagônia, nome que persiste até os nossos dias.
Hoje, pelo menos para fins turísticos, a região é dividida em grandes áreas :
- a dos lagos argentinos, ao norte
- ainda ao norte, a dos lagos chilenos
- a leste, a Patagônia atlântica que se debruça sobre o oceano
- a parte sul do território argentino
- ainda ao sul, a região chilena, aí incluída a famosa Terra do Fogo; e, por fim,
- a costa sul do Chile
Para os que pensam em visitá-la, a melhor época a escolher será durante o verão no hemisfério sul, particularmente em Dezembro e Janeiro. Nesta época os dias são bastante longos, chegando até às 23:00, no extremo sul da região. Como as distâncias são imensas, isto se torna um fator fundamental para quem se propõe a visitá-la de carro. Nesta época o clima é bem agradável, embora os fortes ventos continuem presentes.
Como desvantagem, é também nesta época que os preços sobem bastante com a chegada dos turistas em seus pontos de atração principais. Para os que desejam desfrutar um pouco da verdadeira Patagônia, calma e isolada, trata-se um problema a considerar.
Neste caso, melhor pensar em visitá-la em Novembro, por exemplo, no final da baixa-temporada para os turistas tradicionais. Outras opções são os meses de Março e Abril (pelo menos nesta época os ventos estarão mais amenos).
Por hoje é só; depois voltaremos com mais algumas curiosidades ...
É uma região de contrastes e belezas surpreendentes ; dos ventos fortes, chuvas, neve, das montanhas com seus picos elevadíssimos, dos rios de corredeiras, florestas espetaculares, desertos, lagos maravilhosos e, por fim, dos mares bravios que a cercam.
O nome atual de "Patagônia", segundo os historiadores, vem da passagem do português Fernão de Magalhães pela região, em 1520 (e ainda nos achamos corajosos em empreender estas nossas "expedições" !!). Aconteceu dele haver encontrado, durante sua passagem por lá, índios da nação Tehuelche e haver ficado impressionado com o tamanho dos pés daquelas criaturas. Passou então a chamá-los de "Patagones", em alusão ao gigante com cabeça de cachorro, "Patagon", do conto espanhol chamado "Primaleon". Assim, logo a região tornou-se conhecida como Patagônia, nome que persiste até os nossos dias.
Hoje, pelo menos para fins turísticos, a região é dividida em grandes áreas :
- a dos lagos argentinos, ao norte
- ainda ao norte, a dos lagos chilenos
- a leste, a Patagônia atlântica que se debruça sobre o oceano
- a parte sul do território argentino
- ainda ao sul, a região chilena, aí incluída a famosa Terra do Fogo; e, por fim,
- a costa sul do Chile
Para os que pensam em visitá-la, a melhor época a escolher será durante o verão no hemisfério sul, particularmente em Dezembro e Janeiro. Nesta época os dias são bastante longos, chegando até às 23:00, no extremo sul da região. Como as distâncias são imensas, isto se torna um fator fundamental para quem se propõe a visitá-la de carro. Nesta época o clima é bem agradável, embora os fortes ventos continuem presentes.
Como desvantagem, é também nesta época que os preços sobem bastante com a chegada dos turistas em seus pontos de atração principais. Para os que desejam desfrutar um pouco da verdadeira Patagônia, calma e isolada, trata-se um problema a considerar.
Neste caso, melhor pensar em visitá-la em Novembro, por exemplo, no final da baixa-temporada para os turistas tradicionais. Outras opções são os meses de Março e Abril (pelo menos nesta época os ventos estarão mais amenos).
Por hoje é só; depois voltaremos com mais algumas curiosidades ...
SEGURO-SAÚDE
Hora de buscar um seguro-saúde. As opções que encontramos foram os da Travel Ace, Coris, TripCard e Mic.
Um seguro, com o prazo de cobertura por um ano, para viagens múltiplas que não excedam 60 dias, está na faixa dos USD400.00 a USD480.00, por cabeça.
Antes de partir e o bolso já começou a reclamar .... !
Um seguro, com o prazo de cobertura por um ano, para viagens múltiplas que não excedam 60 dias, está na faixa dos USD400.00 a USD480.00, por cabeça.
Antes de partir e o bolso já começou a reclamar .... !
SOBRE OS NOSSOS CAMINHOS
“Mais tarde, quando fui fazendo outras viagens de carro, percebi que a estrada era muito mais do que uma atração. A estrada era como que uma grande companheira, que, no passar dos quilômetros, me fazia refletir sobre muita coisa que, no dia-a-dia do nosso cada vez mais corrido cotidiano, não podemos nos deter em nossos pensamentos. Por alguma poucas vezes – já que não é muito confortável dormir no carro – a estrada também foi meu abrigo e, em alguns dos seus postos de combustíveis ou acostamentos, me acolheu muito bem até hoje.
Além de me dar abrigo e companhia, a estrada também se mostrou uma serena tutora. Deu muitas lições sobre como me comportar com calma e concentração diante dos imprevistos. Ensinou-me a decidir mais sabiamente sobre quais são os momentos para se andar mais rápido, ou mais devagar. E, principalmente, a estrada me revelou que não somos recompensados apenas ao final da jornada. Somos, sim, presenteados ao longo dos quilômetros, dos dias, com histórias, paisagens e situações que, somente na estrada, podemos conhecer, admirar e viver “
(Bernardo Tabak – viajante).
14 de outubro de 2010
COMPRAS DO DIA
A lista é grande e, para não doer o bolso, vai ser seguida em doses homeopáticas.
Hoje foram dois conjuntos de filtros de OL, OC e ar que deverão ser usados durante a viagem.
Hoje foram dois conjuntos de filtros de OL, OC e ar que deverão ser usados durante a viagem.
A CAMINHO DO ESTALEIRO
Hora de começar o preparativo da viatura. Diz a prudência que isto não deve ficar para as últimas horas; afinal, saindo da oficina devemos rodar alguns dias para descobrir "os estragos" feitos pelo mecânico !
Revendo o "log-book" do bom Defender (já cheio de pedigree no currículo), listei os seguintes serviços a serem feitos na segunda-feira próxima quando ele irá para o estaleiro :
- Direção
Revendo o "log-book" do bom Defender (já cheio de pedigree no currículo), listei os seguintes serviços a serem feitos na segunda-feira próxima quando ele irá para o estaleiro :
- Geral
- Verificar existência de vazamentos
- Verificar aperto abraçadeiras de mangueiras
- Elétrica
- Verificar estado do chicote das velas incandescentes
- Verificar estado do chicote sob o paralama dianteiro direito (costuma ser
cortado pela lataria)
- Limpar conectores do sensor de bloqueio
- Motor
- Lubrificar cabo do acelerador
- Verificar se há vazamento de óleo pelo mangote de lubrificação da turbina
- Regular válvulas e tuchos
- Trocar tubo venturi
- Apertar calço motor
- Drenar e lavar sedimentador do OC
- Verificar estado das correias externas
- Verificar estado das mangueiras de ar e água
- Verificar estado de funcionamento dos esticadores de correias e polias
- Verificar existência de vazamento na bomba dágua
- Verificar estado do LDA (diafragma anexo à turbina)
- Freios
- Verificar existência de vazamento nos cilindros principal e secundário do
sistema
- Verificar existência de vazamento na bomba de vácuo
- Verificar estado das pastilhas traseiras
- Trocar pastilhas dianteiras, se necessário
- Verificar espessura dos discos de freio
- Suspensão
- Verificar estado da tubulação de diesel contra atrito na torre do amortecedor
direito
- Limpar com ar-comprimido os dutos de respiro dos eixos
- Verificar estado dos amortecedores e se há vazamentos
- Trocar junta esférica do braço pitman
- Apertar suspensão dianteira e traseira
- Verificar estado das buchas e borrachas da suspensão
- Verificar estado dos batentes das suspensões dianteira e traseira
- Transmissão
- Verificar nível dos óleos dos diferenciais dianteiro e traseiro
- Verificar o nível de óleo na caixa de transferência
- Verificar o estado dos rolamentos das rodas
- Verificar estado das ranhuras das tulipas nos semi-eixos traseiros
- Verificar existência de folgas nas bengalas dianteira e traseira
- Verificar a existência de vazamento pelos retentores internos dos munhões
- Verificar a existência de vazamento pelo retentor do diferencial traseiro
- Verificar estado das buchas do amortecedor de direção
- Verificar existência de vazamento na caixa de direção
- Embreagem
- Verificar o estado dos guarda-pó dos cilindros mestre e escravo
- Verificar existência de vazamento de óleo nos cilindros mestre e escravo
- Verificar estado das mangueiras e tubulações
Creio que em uma semana ele estará de volta. Vamos ver ...
13 de outubro de 2010
UM RESUMO DA BRINCADEIRA
Então, fazendo um resumo :
- dia da partida : 6 de novembro
- dia previsto para a chegada : 16 de dezembro
- km de estrada : 9.442km
- noites de estadia (exceto os pernoites) : 17
- horas dirigindo em estradas : 145 horas
- média de horas/dia nas estradas (em deslocamentos) : 6 horas
- noites no Brasil : 10
- noites no Uruguai : 6
- noites na Argentina : 22
- noites no Chile : 3
É isto ....
- dia da partida : 6 de novembro
- dia previsto para a chegada : 16 de dezembro
- km de estrada : 9.442km
- noites de estadia (exceto os pernoites) : 17
- horas dirigindo em estradas : 145 horas
- média de horas/dia nas estradas (em deslocamentos) : 6 horas
- noites no Brasil : 10
- noites no Uruguai : 6
- noites na Argentina : 22
- noites no Chile : 3
É isto ....
ROTEIRO PREVISTO
Terminado o dever de casa, ficamos com o seguinte roteiro previsto para a viagem :
- 1º : saída de Petrópolis (RJ) e pernoite em Embú das Artes (SP). 460km
- 2º : saída de Embú das Artes para pernoitar em Lapa (PR) 450km
- 3º : de Lapa até Canela (RS). Jantar com amigos. 489km
- 4º : saindo de Canela, chegar a Santana do Livramento (RS), fronteira com o Uruguai. 571km
- 5° dia na cidade para esticar as pernas e providencias o seguro obrigatório Carta-verde
- 6º : de Santana do Livramento, cruzar o Uruguai, de Norte a Sul, e chegar a Colonia del Sacramento. 532km
- 7° e 8° dias : percorrendo as ruelas coloniais da cidade, comendo bem e tomando alguns Tannat uruguaios
- 9º dia : travessia de buque-bus para Buenos Aires (AR).
- 10º e 11º dias : em Buenos Aires
- 12º dia : saindo de Buenos Aires, chegar a Santa Rosa. Pernoite. 618km
- 13ºdia : de Santa Rosa a Neuquen. Pernoite. 541km
- 14º dia : em Neuquen
- 15º dia : de Neuquen a Junin de los Andes. Pernoite. 378km
- 16º dia : travessia de Junin de los Andes até Pucon, no Chile. 141km
- 17º e 18º dias : em Pucon. Passeio até Villarica
- 19º dia : volta à Argentina, de Pucon a San Martin de los Andes. 176km
- 20º e 21º dias : em San Martin de los Andes
- 22º dia : de San Martin de los Andes a Vila Traful, percorrendo parte da Rota dos Sete Lagos. Pernoite. 102km
- 23º dia : de Vila Traful para Vila la Angostura. Mais um trecho da Rota dos Sete Lagos. 58km
- 24º e 25º dias : em Vila la angostura
- 25° dia : Villa la Angostura a Bariloche. 80km, concluindo a Rota dos Sete Lagos.
- 26º dia : passeio pelos arredores e Circuito Chico
- 27º dia : de Bariloche para El Bolsón : 131km
- 28º dia : feira artesanal de El Bolsón
- 29° dia : de El Bolsón a Choele Choel. Pernoite. 777km. Pernoite
- 30° dia : de Choele Choel a Mar del Plata. 770km
- 31° dia : em Mar del Plata. Visita a amigos
- 32º dia : de Mar del Plata a Buenos Aires. 380km
- 33º dia : em Buenos Aires
- 34º dia : travessia para o Uruguai, de Buenos Aires a Colonia del Sacramento. Pernoite.
- 35º dia : de Colonia del Sacramento a Punta del Leste. 310km
- 36º dia : em Punta del Leste
- 37º dia : retorno ao Brasil, via Chuí (RS). Pernoite em Pelotas. 450km
- 38° dia : de Pelotas a Garopaba. Pernoite. 710km
- 39º dia : de Garopaba a Camboriú. Visita a amigos e pernoite. 180km
- 40º dia : de Camboriú à São Paulo. Pernoite. 630km
- 41º dia : de São Paulo a Itiapava/Petrópolis. 450km
- 1º : saída de Petrópolis (RJ) e pernoite em Embú das Artes (SP). 460km
- 2º : saída de Embú das Artes para pernoitar em Lapa (PR) 450km
- 3º : de Lapa até Canela (RS). Jantar com amigos. 489km
- 4º : saindo de Canela, chegar a Santana do Livramento (RS), fronteira com o Uruguai. 571km
- 5° dia na cidade para esticar as pernas e providencias o seguro obrigatório Carta-verde
- 6º : de Santana do Livramento, cruzar o Uruguai, de Norte a Sul, e chegar a Colonia del Sacramento. 532km
- 7° e 8° dias : percorrendo as ruelas coloniais da cidade, comendo bem e tomando alguns Tannat uruguaios
- 9º dia : travessia de buque-bus para Buenos Aires (AR).
- 10º e 11º dias : em Buenos Aires
- 12º dia : saindo de Buenos Aires, chegar a Santa Rosa. Pernoite. 618km
- 13ºdia : de Santa Rosa a Neuquen. Pernoite. 541km
- 14º dia : em Neuquen
- 15º dia : de Neuquen a Junin de los Andes. Pernoite. 378km
- 16º dia : travessia de Junin de los Andes até Pucon, no Chile. 141km
- 17º e 18º dias : em Pucon. Passeio até Villarica
- 19º dia : volta à Argentina, de Pucon a San Martin de los Andes. 176km
- 20º e 21º dias : em San Martin de los Andes
- 22º dia : de San Martin de los Andes a Vila Traful, percorrendo parte da Rota dos Sete Lagos. Pernoite. 102km
- 23º dia : de Vila Traful para Vila la Angostura. Mais um trecho da Rota dos Sete Lagos. 58km
- 24º e 25º dias : em Vila la angostura
- 25° dia : Villa la Angostura a Bariloche. 80km, concluindo a Rota dos Sete Lagos.
- 26º dia : passeio pelos arredores e Circuito Chico
- 27º dia : de Bariloche para El Bolsón : 131km
- 28º dia : feira artesanal de El Bolsón
- 29° dia : de El Bolsón a Choele Choel. Pernoite. 777km. Pernoite
- 30° dia : de Choele Choel a Mar del Plata. 770km
- 31° dia : em Mar del Plata. Visita a amigos
- 32º dia : de Mar del Plata a Buenos Aires. 380km
- 33º dia : em Buenos Aires
- 34º dia : travessia para o Uruguai, de Buenos Aires a Colonia del Sacramento. Pernoite.
- 35º dia : de Colonia del Sacramento a Punta del Leste. 310km
- 36º dia : em Punta del Leste
- 37º dia : retorno ao Brasil, via Chuí (RS). Pernoite em Pelotas. 450km
- 38° dia : de Pelotas a Garopaba. Pernoite. 710km
- 39º dia : de Garopaba a Camboriú. Visita a amigos e pernoite. 180km
- 40º dia : de Camboriú à São Paulo. Pernoite. 630km
- 41º dia : de São Paulo a Itiapava/Petrópolis. 450km
12 de outubro de 2010
PLANEJAMENTO
Então, vamos lá ...... Dando início às postagens, vamos começar pelo planejamento da viagem :
Na verdade, este planejamento vem desde 2007 ! Não é que tenha durado tanto mas, é que esta viagem já foi adiada por três ou quatro vezes e por motivos diversos e inesperados.
De qualquer forma, um planejamento para uma viagem destas requer alguns meses de pesquisa e muito trabalho. Se você já conhece um pouco a região para onde irá, isto facilita e abrevia bastante o processo.
Primeiro, é preciso organizar as fontes de consulta : a Internet, como sempre; os relatos postados no Forum Brasil 4x4; o eterno livro de cabeceira dos viajante e landeiros, o "Manual Quebra-Galho, vol. II - Guia de Viagens" e, no caso específico, qualquer um bom livro destes encontrados na FNAC ou outra boa livraria. Desta vez, comprei o "Patagonia", da Fodor's.
Além destes, mapas e mais mapas rodoviários e tabelas de distâncias.
Depois de muitas leituras, chegamos a uma lista primeira de cidades e pontos de interesse a visitar. Colocados em ordem, é hora de começar a traçar o roteiro a ser seguido.
Uma boa planilha em Excel é tudo de necessário a partir deste ponto : local de partida, distancia, ponto de chegada, tempo do percurso, hora de partida, hora de chegada, tempo de permanência (ou estadia) em cada destino intermediário, e por aí vamos ....
Ao final, o primeiro susto : a viagem ficará mais longa do que o tempo disponível ! É hora de voltar e fazer os acertos. Pronto : tantos dias de viagem dentro dos dias disponíveis.
Parte II : orçamento. Parte mais difícil de se planejar quando não se tem experiência nestas viagens. Custo dos lanches pelo caminho, almoços de estrada e nas paradas; jantares de estrada, nos pontos de estadia e aqueles mais caros em dias de alguma comemoração ! Despesas com combustível, manutenção do carro, pedágios, estacionamentos, lavanderia, etc.
Para levantarmos os custos com hotéis e pousadas, novas pesquisas na Internet.
E mais os custos de preparação : seguro saúde, Carta Verde, revisão do carro, mercado, farmácia, roupas especiais, etc.
E por fim, alguma reserva para imprevistos.
Novo susto : - Tudo isto ? Como vou consegui pagar ?
Feitas as correções, estamos prontos, pelo menos no papel. Agora é hora de dar partida na preparação efetiva para a viagem. Dependendo da experiência de cada um em viagens anteriores, isto pode levar de 20 a 60 dias. Mas este é um papo para outra postagem.
Na verdade, este planejamento vem desde 2007 ! Não é que tenha durado tanto mas, é que esta viagem já foi adiada por três ou quatro vezes e por motivos diversos e inesperados.
De qualquer forma, um planejamento para uma viagem destas requer alguns meses de pesquisa e muito trabalho. Se você já conhece um pouco a região para onde irá, isto facilita e abrevia bastante o processo.
Primeiro, é preciso organizar as fontes de consulta : a Internet, como sempre; os relatos postados no Forum Brasil 4x4; o eterno livro de cabeceira dos viajante e landeiros, o "Manual Quebra-Galho, vol. II - Guia de Viagens" e, no caso específico, qualquer um bom livro destes encontrados na FNAC ou outra boa livraria. Desta vez, comprei o "Patagonia", da Fodor's.
Além destes, mapas e mais mapas rodoviários e tabelas de distâncias.
Depois de muitas leituras, chegamos a uma lista primeira de cidades e pontos de interesse a visitar. Colocados em ordem, é hora de começar a traçar o roteiro a ser seguido.
Uma boa planilha em Excel é tudo de necessário a partir deste ponto : local de partida, distancia, ponto de chegada, tempo do percurso, hora de partida, hora de chegada, tempo de permanência (ou estadia) em cada destino intermediário, e por aí vamos ....
Ao final, o primeiro susto : a viagem ficará mais longa do que o tempo disponível ! É hora de voltar e fazer os acertos. Pronto : tantos dias de viagem dentro dos dias disponíveis.
Parte II : orçamento. Parte mais difícil de se planejar quando não se tem experiência nestas viagens. Custo dos lanches pelo caminho, almoços de estrada e nas paradas; jantares de estrada, nos pontos de estadia e aqueles mais caros em dias de alguma comemoração ! Despesas com combustível, manutenção do carro, pedágios, estacionamentos, lavanderia, etc.
Para levantarmos os custos com hotéis e pousadas, novas pesquisas na Internet.
E mais os custos de preparação : seguro saúde, Carta Verde, revisão do carro, mercado, farmácia, roupas especiais, etc.
E por fim, alguma reserva para imprevistos.
Novo susto : - Tudo isto ? Como vou consegui pagar ?
Feitas as correções, estamos prontos, pelo menos no papel. Agora é hora de dar partida na preparação efetiva para a viagem. Dependendo da experiência de cada um em viagens anteriores, isto pode levar de 20 a 60 dias. Mas este é um papo para outra postagem.
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