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17 de agosto de 2013

Essa veio do Facebook


Mais um kit : higiene

creme dental
sabonete
escova de dentes
creme de barba
desodorante
aparelho de barbear
polvilho anti-séptico
água de barba
perfume
absorventes
xampu
condicionador
escova de cabelo
espelho
fio dental
lenço de papel
loção hidratante
papel higiênico
toalhas úmidas
pinça


Artesanato Mapuche



Whether you’re living in Chile or just here for a couple of weeks, don’t miss the unique and beautiful crafts and souvenirs on offer.

Heavily influenced by indigenous culture, Chile’s markets sell a wide variety of products made from native materials like alpaca wool, leather, clay, wood, silver, copper and lapis lazuli.

Here, we pick out a selection of the best - and where to find them.

Don’t miss:

Gorro chilote: Traditional woolen hats from Chiloé, with long earpieces to keep out the cold. They are so well-loved in Chile that they even have their own song, Jorge Yañez’s “El Gorro de Lana”.

Mapuche poncho: Traditional ponchos woven by the Mapuche indigenous people, used to keep warm and dry in the cold winters of the Chilean south.

Lapis lazuli moai: Chile is famous for its lapis lazuli, the bright blue semi-precious stone found only in Chile and Afghanistan. Lapis lazuli is used to make beautiful jewelry of all kinds, but for a very special Chilean souvernir, pick up a hand-carved Easter Island moai.

Pottery: Chile’s central regions are great for pottery, from large home and kitchen pieces to small statues and trinkets. The Mapuche are also famous for their distinctive pottery traditions, and their designs can be found in the southern area around Temuco.


Montando o circo


Evitando problemas : cuidados básicos

 Relato de um viajante : "O que eu recomendo, é que se tiverem intenção de viajar, comecem por um trajeto curto e, aos poucos avancem nas aventuras. Apesar de já ter feito viagens menores, nessa expedição, como nas anteriores, também cometi alguns erros : levei roupas em excesso. Algumas bermudas, camisetas e agasalho de frio resolvem o problema; lavar roupas no caminho é fácil e barato. Fiz um arranjo para dormir no carro que não utilizei nenhuma vez.. apenas para mencionar dois erros que me lembro, apesar disso, o importante é não deixar de realizar o sonho, por menor que ele seja. Planejei uma viagem muito longa :  seis meses longe da família é um período muito grande, sem mencionar os amigos, a comidinha brasileira, nossa música etc.. "

Agora vamos às dicas para evitarmos problemas contornáveis durante uma longa viagem :

- Tenha sempre dólares, pois o dólar é aceito em qualquer fronteira. Cédulas de 50 e 100 não são aceitas em vários lugares devido o risco de falsificação;  leve cédulas de 20 em quantidade e algumas de 100.

- Ao trocar dólares por moeda local nas fronteiras, o cambista não dará troco em dólares

-  Leve uma calculadora e faça você mesmo os cálculos. Preste muita atenção quando o cambista manuseia as cédulas, alguns são mestres em trapacear.

- Providencie um porta-dólar abdominal e deixe a maior parte das cédulas nele, afinal ninguém cheira o dinheiro quando recebe...

- Informe-se com o pessoal local como identificar cédulas falsas do dinheiro deles, pois o turista é vítima fácil desse golpe

- Mantenha o cartão de crédito em local separado, não leve ele na carteira, se for roubado pelo menos seu cartão estará a salvo.

- Coloque o dinheiro espalhado, um pouco em cada bolso, isso aumenta a chance de ficar com algum no caso de ser roubado.

- Procure sacar em caixas automáticos de lugares movimentados; se possível estacione o carro em frente ao caixa; é sacar e entrar no carro. Em alguns casos convém tomar um taxi e pedir que o motorista pare em frente ao caixa. Compensa gastar com taxi;

- Nas fronteiras evite contato com os tramitadores; se resolver fazer tudo por sua conta caminhe em zig zag, vá e volte algumas vezes; no caminho, você se livrara de alguns deles pelo menos.

- Leve várias cópias dos seguintes documentos: Certificado de Propriedade do Veículo, Carteira Internacional de Habilitação e Passaporte. Fazer cópias na fronteira além de mais caro, é mais complicado; nem sempre há uma copiadora nas imediações.

- Faça cópias coloridas do Certificado de Propriedade e corte no tamanho exato do original. Use papel de gramatura 90 ao invés de 75, fica melhor que o original. Esse documento sera manuseado muitas vezes nas fronteiras e pelos policiais nas rodovias, para essa finalidade, convém utilizar a cópia e manter o original guardado em lugar seguro.

- Mantenha o carro sempre trancado mesmo que vá se ausentar 30 segundos, é o tempo suficiente para que surrupiem algo dele.

- Mantenha obstruídos da visão de quem esta fora do carro objetos que possam despertar interesse de ladrões tais como celulares, câmeras, óculos escuros, filmadoras, etc.

- Se possível estacione o carro onde você possa vê-lo enquanto faz os procedimentos alfandegários ( algumas vezes é possível ), ou enquanto faz uma refeição.

-  Não deixe o carro estacionado na rua durante a noite, coloque sempre em estacionamento, de preferencia fechado; se for aberto só com vigilancia 24hs.

-  Todo dia logo cedo sem exceção verifique os níveis de água e óleo, além do estado dos pneus, e de uma olhada no motor, correias, mangueiras e eventuais vazamentos de óleo.

- Não saia com o tanque parcialmente cheio, complete sempre mesmo que seja para colocar apenas 10 litros de combustível, ou antes de cruzar uma fronteira ainda que do outro lado o combustível seja mais barato.

-  Dirija sempre de forma defensiva, em torno de você haverão sempre muitos acidentes procurando um lugar para acontecer.

-  Nos povoados e próximo a escolas reduza a velocidade para os limites indicados, pois o policial fará vista grossa para veículos com placa do país, mas se um estrangeiro cometer infração na terra dele, não sai sem algum $$.

- Não confie 100% nas informações dos mapas, entre a impressão e a época de sua viagem muita coisa mudou. Eles também não indicam as distancias corretas, e em alguns casos o tamanho das cidades indicado no mapa não corresponde ao real.

-  Ao estimar o tempo necessário para percorrer a quilometragem indicada no mapa, não leve em conta o número absoluto, pois as condições do piso, o tráfego local, a travessia de povoados  e o número de lombadas aumenta consideravelmente o tempo necessário para percorrer a distancia.

- Quando pedir informação a alguém, confirme com outra pessoa logo adiante, pois há quem tenha vergonha de dizer que não sabe, e informa o que pensa que é correto na boa intenção.

-  A sinalização via de regra é precária, é necessário perguntar, o ideal é entrar em posto de gasolina, pois não é necessário abandonar o carro, e se o frentista não souber, o caminhoneiro que está abastecendo ao lado, com certeza sabe.

-  Leve um adaptador de tomadas universal, pois há países em que nosso sistema não se adapta de forma nenhuma.

-  Para abrir garrafas em alguns hoteis há abridor fixado na parede; quando não houver, utilize o orifício do batente da porta onde entra a lingueta da fechadura, ele tem a dimensão necessária para a operação

- Quando não houver geladeira no quarto, e estiver fazendo muito calor, coloque a garrafa de água na saída do ar condicionado e deixe ele na temperatura baixa que ajuda bastante.

- As despesas grandes sentimos sempre, as pequenas não. Não se desfaça das garrafas de água vazias que você tiver; guarde-as e compre água em galão, pois o preço do galão, é bem mais barato que o de uma garrafa de meio litro. Parece pouco mas no final de uma viagem longa a economia é grande.


Mensagem


A ver pelo caminho : Villarica




Lago Villarrica

O lago Villarrica, também conhecido como Mallolafquén está localizado a cerca de 700 quilômetros ao sul de Santiago na região sudeste da província de Cautín.

Área: 173 km²
Elevação à superfície: 220 m
Rio que desagua: Trancura River
Foz: Rio Toltén
Cidades: Pucón, Villarrica
Pesquisas relacionadas

Vulcão Villarica:

No Parque Nacional Villarica, a 8 km ao sul de Pucón, se encontram os vulcões Villarica e Quetrupillán, com 2874 m e 2360 m de altura, respectivamente. Mas é o vulcão Villarica sua principal atração, atraindo milhares de visitantes anualmente.

Villarica é um vulcão em atividade, e suas encostas, no inverno, são utilizadas para a prática de esqui. Mas é no verão, com neve apenas em sua parte superior, que turistas de todo o mundo tentam chegar ao seu cume. Sua subida é considerada fácil, não sendo necessária muita experiência em montanhas, mas preparo físico e fôlego são essenciais.

O tempo também é um fator a ser levado em conta. No caso de chuvas, as subidas são suspensas. O ideal é ir com dias de sobra para não perder a viagem e se informar sobre as condições do tempo no Chile.

Como chegar:

Embora o vulcão esteja próximo a cidade de Villarica, é na cidade de Pucón que a maioria dos turistas e viajantes param. Pucón é mais próxima ao vulcão e é onde se encontra grande parte das agências, com guias especializados.

Para chegar a Pucón, pode-se ir de ônibus desde Santiago (10h30). Para quem vem da Argentina, pode ser feita, através de San Martín de Los Andes (5h) ou, de Bariloche, via a cidade de Osorno, que está a 4h de Pucón. De avião, pode ser feito através da cidade de Temuco (122km) ou Puerto Montt (337 km).

16 de agosto de 2013

De passagem : Torres, RS



Tourists may visit the Ilha dos Lobos (Island of the Wolves), which is located directly in front of the Praia Grande beach, approximately 1700 meters off shore. Hiking is possible in the nearby mountains of the Serra do Mar.

Itapeva Beach is 6 km away, located beyond Guarita park. It takes its name from Itapeva hill. Itapeva in Tupi–Guarani means "crushed stone".[citation needed] Guarita Beach is located in Guarita Park, surrounded by the towers "Centro" – Centre -, "Sul" – South -, and Guarita after which the park was named.

Furnas Hill is the largest of the towers. It is also called torre do Meio – Middle tower. It lies six hundred meters away from the city lighthouse. Cal beach lies between them. Cal beach is eight hundred meters long; it is one of the preferred places for surfing practice.[citation needed] Its name derives from the ovens located here until 1940 used to heat shells for the lime.

Prainha beach (or do meio beach) is six hundred meters long. It has a rocky soil. Praia Grande beach is 2 km long; it is preferred for sea bathing and sports such as soccer, volleyball, surfing, kitesurfing and several others. Outdoor shows are also organized on Praia Grande beach.



Dica : documentação para o carro

A -  A saída para a Argentina de veículos que ainda estão financiados ou em Leasing, só é possível mediante autorização de saída do Pais emitida pelo financeira ou pela empresa de leasing ( até ai tudo certo). O absurdo é que a Argentina, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil,  só aceita este documento,  se este estiver autenticado na Divisão de Assistência Consular,  na Esplanada dos Ministérios,  em Brasília ( autenticação em cartórios comuns não vale).

B - Não tente entrar em outro País se a documentação exigida não estiver 100%,. No Uruguai eles te perguntam se o veículo está em teu nome; se não estiver terá que ter uma declaração assinada e autenticada pelo banco (ou de que estiver como proprietário) e nos consulados dos países que vão cruzar.
Conheço um cara que passou mais de 6 meses tentando recuperar seu carro por ter entrado sem ter esse documento assinado/autenticado no consulado. Passaram na aduana da fronteira (mentindo que estava tudo OK) mas em uma barreira policial descobriram que a documentação não estava completa, ai já viu......foram-se as férias e muita grana com advogado para salvar o carro.

Relato : viajei com um carro em nome de pessoa juridica. Nao ha problema algum nas aduanas desde que você tenha uma carta com carimbo dos consulados dos paises autorizando isso. Uma dica : escrevam a carta em espanhol pois isto ajuda!!!!

C – Modelo :

AUTORIZACIÓN PARA LA CONDUCCIÓN Y CIRCULACIÓN DE VEHÍCULO

Yo, (nome do proprietário do veículo), propietario del vehículo de la marca __________ , modelo _________ , placa no. ________, cidade/estado - Brasil , autorizo a (nome do condutor do veículo), y sus compañeros de viaje (nome dos passageiros), adelante calificados, a conducir el vehículo arriba identificado durante todo el trayecto del viaje para los territorios de la (nome dos países por onde vai passar),  durante los meses de _______ (meses e ano).


AUTORIZAÇÃO PARA CONDUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE VEÍCULO

Eu, (nome do proprietário do veículo), proprietário do veículo de marca ________, modelo _______ , placa ________ , cidade/estado - Brasil, autorizo (nome do condutor do veículo), e seus companheiros de viagem (nome dos passageiros), abaixo qualificados, a conduzirem o veículo acima identificado durante todo o trajeto da viagem pelo território da la (nome dos países por onde vai passar) entre os meses de _______ (meses e ano).


NOME DO CONDUTOR __________________Passaporte: _______Validade: _______RG: _______CPF: _______Habilitação: _______    

NOME DO PASSAGEIRO 1 Passaporte: _______Validade: _______RG: _______CPF: _______Habilitação: _______       
NOME DO PASSAGEIRO 2 Passaporte: _______Validade: _______RG: _______CPF: _______Habilitação: _______



Cidade, data e ano.



________________________________________
NOME DO PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO e Assinatura
RG: _____________
CPF: _____________

Dados do Veículo:
Veículo: _______________
Ano/Modelo: _______________
Placa: _______________
Chassi:_______________
Combustível: _______________


Alteração no roteiro original

Brasil :
                    - Petrópolis - Embu - Lapa - Passo Fundo - São Gabriel - Santana do Livramento -

Uruguai :
                     - Colonia del Sacramento

Argentina :
                      - Buenos Aires - Trenque Lauquen - General Acha - Neuquen - Junin de los Andes -

Chile :
                      - Pucon - Villarrica - Puerto Fuy

Argentina :
                      - San Martin de los Andes - Villa Traful - Vila la Angostura - El Bolson - Neuquen - Rio Colorado - Necochea - Mar del Plata - Buenos Aires

Uruguai :
                       - Colonia del Sacramento - Punta del Leste

Brasil :
                       - Chui - Pelotas - Torres - Garopaba - Camboriu - Curitiba - São Paulo - Petrópolis


Total : 42 dias

Evitando encrencas : Argentina

Itens obrigatórios para circular na Argentina :

- ARGENTINA (fonte: www.consuladoargentinasp.org.br)

- Farois auxiliares devem ser AMARELOS (ou estarem cobertos)
- Seguro Internacional contra Terceiros (Carta Verde);
- Os equipamentos são os mesmos exigidos no Brasil, mais 2 triângulos (colocados um na frente e outro atrás do veículo avariado), espelho lateral direito, cabo de aço (para a eventualidade de ser guinchado - aproximadamente 2 metros) e estojo de primeiros socorros.

- Recebido do Consulado argentino em Porto Alegre :
LISTA DE DOCUMENTOS E ACESSÓRIOS SOLICITADOS PARA OS VEÍCULOS EM TRÂNSITO PELA REPÚBLICA ARGENTINA

DOCUMENTO ORIGINAL DE PROPRIEDADE DO CARRO
AUTORIZAÇÃO PARA CONDUZIR NA REPÚBLICA ARGENTINA NO CASO DE NÃO SER PROPRIETÁRIO DO CARRO, COM ASSINATURA RECONHECIDA EM CARTÓRIO E LEGALIZADA NESTE CONSULADO GERAL
SEGURO CONTRA TERCEIROS
CINTO DE SEGURANÇA PARA TODOS OS PASSAGEIROS
APOIADOR DE CABEÇA NOS BANCOS (DIANTEIROS)
DOIS TRIÂNGULOS
UM EXTINTOR DE INCÊNDIO
CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS
CABO PARA REBOQUE DE 1,5 A 2 METROS
NÃO EXISTE  NA LEGISLAÇÃO ARGENTINA O REQUISITO DE UM LENÇOL BRANCO OU “MORTALHA PLÁSTICA”
SOLICITA-SE QUE OS VEÍCULOS QUE POSSUEM ENTRADA PARA REBOQUE (BOLOTA DE AÇO) E NÃO FOREM LEVAR MOTOR-HOME OU REBOQUE QUE RETIREM A MESMA

Para não esquecer : kit vestuário

01 maleta ou mochila para guardar as roupas em uso (esta desce do carro a cada pernoite)
01 mala ou maleta pequena que sirva de "armário" (esta fica no carro e só é aberta de vez em quando)

agasalhos
bermudas
shorts/sungas de praia
biquíni/maiô
chapéus e gorros (principalmente para o frio)
botas (de preferência impermeável e leve)
calças de tectel (não sujam e secam rapidamente) ou equivalente
calças reversíveis (calça/bermuda, elástico na cintura, muitos bolsos, tecido leve para lavar a noite e amanhecerem secas)
camisas (de treking , que permitem a transpiração)
camisetas (sempre bom levar uma camiseta térmica)
capa de chuva
anorak
chinelo
sandálias
cintos
luvas
meias
meias-calças de lã
moletom
casaco corta vento impermeável (na Patagônia, necessário demais!)
casaco para frio pesado
óculos de sol
pijama
roupas íntimas
saias
bermudas
tênis
vestidos
óculos de mergulho
tecido para envolver o rosto (para frio extremo) ou cachecol


De passagem : travessia do Lago Pirehueico




A spectacular crossing offer Hua-Hum ferry, sailing 26 miles across the incredible Pirehueico Lake. This lake is one of the few lakes in the Patagonian Forest with Native Woods in all its edge, which gives to the water a single transparency.

Unexplored beaches of white sand, rock formations and other wonders endemic species can be discovered on this trip, and in the heart of the journey are the "Termas del Lago" to enjoy a relaxing thermal bath.

Its use allows access to cities of the Patagonia Argentina, San Martin de Los Andes, Junin de los Andes and San Carlos de Bariloche, the same way return to Chile.

Visit our website about Pirehueico Lake Crossing at www.travesiaselvapatagonica.com


15 de agosto de 2013

De passagem : Punta del Diablo



Localizada no departamento de Rocha ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa e aproximadamente 47 km do Chuí, cidade brasileira que faz fronteira com o Uruguai, e 298 km da capital Montevidéu, Punta del Diablo é um dos principais povoados do país.

A população fixa é de aproximadamente 650 habitantes e é formada basicamente por pescadores e artesãos.

Punta del Diablo fica a 3km saindo no km 298 da Ruta 9. Na baixa temporada não há muitos turistas e as praias ficam praticamente desertas, o que é ótimo para um bom descanso.



As ruas não são pavimentadas, são de chão batido e com pouca sinalização, mas por ser uma cidade pequena isso não chega a ser um problema, bem pelo contrário, até da um charme especial ao local se somado a arquitetura rústica das casas e restaurantes. Também há grande quantidade de cachorros, todos dóceis e mansos, que andam soltos pelas ruas, praias e estabelecimentos comerciais.



É comum esbarrar em estrangeiros pelas ruas e praias. Mesmo visitando na baixa temporada, foi possível encontrar franceses, alemães, americanos e argentinos. O balneário possui boa estrutura para receber visitantes como Hostels e cabanas para locar. A única coisa que deixou um pouco a desejar foram os campings que mesmo aparentando uma boa estrutura, encontrei apenas 3 e com valores um pouco acima do que estava disposto a pagar, com isso optei em acampar no Parque de Santa Teresa, que se encontra à 9 km de distância.



Aconselho levar Pesos Uruguaios, pois a conversão do Real fica um pouco acima da tabela de câmbio e quando se paga em Reais o troco é sempre em Pesos e, também, por ter poucos locais que aceitam cartão de crédito, pelo menos na baixa temporada.

Há ótimos restaurantes para comer e beber uma Patricia gelada. Um que recomendo é o restaurante Mexicano Casa Rosada, próximo da praia dos pescadores, que tem uma guacamole deliciosa, uma das melhores que já comi.



Por ser uma cidade pequena é fácil encontrar e chegar nos pontos turísticos como a Praia dos Pescadores, onde é possível ver os barcos de pesca dos nativos atracados e, também, dá para comprar frutos do mar quando eles retornam da pescaria no fim da tarde. Logo ao lado da praia, à direita, tem a Feira de Artesanatos e um pouco adiante, costeando o mar pelas pedras, pode-se chegar até o pequeno farol e monumento à Artigas.

Seguindo à esquerda da Praia dos Pescadores tem a Praia do Rivero, um pouco maior e com um charme de praia pouco explorada.

Punta del Diablo é um lugar simples, calmo e atraente. As pessoas de lá são comunicativas, educadas e prestativas e ajudam muito os turistas quando eles precisam de alguma informação. Já passei por la duas vezes e já inseri a cidade nas lista dos lugares que tenho que retornar.

O que levar : kit pessoal

Para não esquecer :

agenda eletrônica
Guias Quatro Rodas e mapas da Argentina, Uruguai e Chile
secador cabelo
despertador
barbeador elétrico
$$$
ferro elétrico (pequeno, de viagem)
canivete multiuso
cantil
celular e carregador
mochila pequena para caminhadas
caderneta para anotação diárias
tablet ou notebook
-
Relato de viajante : "Certa feita comprei um par de óculos com lentes amarelas (acredito que polarizadas) que deveria utilizar para pescar. Ouvi na televisão uma reportagem a respeito desses óculos e nesse primeiro dia de viagem utilizei para melhorar a visão na hora do “lusco-fusco”. Simplesmente FANTÁSTICO. Utilizei inclusive no segundo dia. No entardecer realça a luminosidade e a noite os faróis contrários não ofuscam."

A ver pelo caminho : Colonia del Sacramento




A ver pelo caminho : vulcão Villarica





Vulcão de 2847 metros de altitude, é ativo e da cratera fica a apenas 200 metros. de diâmetro, com um lago de lava de 1.250 º C, com ventilação permanente e coberto por uma imensa geleira 40 km ² e está localizado no extremo noroeste de uma cadeia vulcânica notável ao longo dos vulcões El Mocho, Quetrupillánm Quinquilil e Lanin. Tem 59 e os maiores erupções históricas do século XX foram, em 1908, 1920, 1948, 1949, 1963, 1971 e 1984-85. 

Downtown Ski Pucón Chile, apenas 20 minutos de Pucón, proporciona uma infra-estrutura para a prática do esqui e snowboard e tem 09 elevadores, bar, lanchonete e restaurante, são 20 faixas para todos os níveis, o poder da SIEDO principal característica Esquiar um vulcão ativo 

História: 
Em abril de 1948, o vulcão começou a aumentar a sua actividade, e em outubro chegou a uma cabeça com um big bang e a formação de um grande cogumelo, enquanto milhões de toneladas de lava começou a cair atingindo córregos e lagos Villarrica (o nível subiu um metro) e CALAFQUEN. Voip e Molco Alto, onde residiam as comunidades indígenas, foram as mais afetadas. O refúgio do Sky Club, no sopé do vulcão, foi totalmente destruída Havia cerca de 100 pessoas foram mortas ou desaparecidas e como muitos feridos. 

Em março de 1964, desta vez de forma violenta, o vulcão entrou em erupção Uma avalanche varreu mais de duas horas, casas, hotéis, pecuária, culturas, veículos e máquinas desta da aldeia. Apenas dois corpos, das 22 vítimas notificadas foram recuperados. Toda a área de Pucón e Villarrica foi isolado. 

No final de dezembro de 1971, o vulcão causou a pior tragédia em termos de vítimas pessoal desse registro. Mais de 200 mortos e desaparecidos foi o pedágio de morte e destruição deixado por uma torrente de lava dez metros de espessura e 200 de largura, que caiu no lago CALAFQUEN varrendo tudo no seu caminho. Pequenas cidades como Coñaripe, Pocuro, Traitraico, Quilentué, Llauquén, Chaillupén e parte da Llanahue Licanray  sofreram as suas consequências. Pucón e Villarrica foram invadidas por uma nuvem tóxica que fez o ar respirável. Milhares de pessoas foram evacuadas.


O que revisar antes da partida

Lista de verificações básicas que podem ser feitas pelos proprietários :

a)      folga no sistema de direção. Observe que os pneus dianteiros devem começar a mover-se com, no máximo, 6 cm de deslocamento do volante;
b)      folga do pedal de embreagem. Verifique o valor da folga no manual do proprietário. Normalmente não deve ser superior a 3 cm;
c)      freio de estacionamento. Teste o freio em um pequeno declive. Ele deve operar a meio de seu curso (pedal ou manual);
d)     pedal de freio. Normalmente o pedal não deve passar da metade de seu curso para atuar. Observe se há chiados nas rodas durante a operação dos freios;
e)      limpadores de pára-brisa. Verifique se as borrachas não estão gastas ou rasgando-se. Adicione sempre limpo-vidro à água do recipiente;
f)        radiador. Verifique sempre se as palhetas estão limpas, externamente desobstruídas e sem mossas;
g)      luzes. Certifique-se que as luzes de freio, faróis, de emergência, de marcha-a-ré, pisca-pisca, etc., estão funcionando. Acenda os faróis, o pisca alerta e engate a marcha a ré : observe as luzes traseiras e verifique se não há oscilações próprias de um mau aterramento;
h)      pneus. Faça um rodízio de pneus a cada 10.000km. Fique atento a desgastes excessivos ou desiguais nos pneus dianteiros. Faça alinhamento (quando observar maior desgaste no lado externo do pneu ou direção “puxando”)  e/ou balanceamento (“shimmy” ou trepidação observada no volante) sempre que isto ocorrer. Verifique se nenhuma roda perdeu algum peso (pequenas placas de chumbo) colocadas desde o último balanceamento;
i)        ventilador. Abra o capô e mexa no ventilador (cuidado se for de plástico) no sentido longitudinal. Observe se há alguma folga. Caso exista, atenção : possível problema futuro com a bomba d’água. Observe também se há vazamento de óleo no seu eixo central. Se houver, o acoplamento viscoso está por ser avariado;
j)        anti-congelante. Verifique se a água está limpa e livre de resíduos de ferrugem. Sempre utilize uma proporção de 50/50 na mistura água/anti-congelante;
k)      mangueiras. Observe sempre seus estados (quanto a ressecamento e rachaduras) e troque todas as mangueiras a cada dois anos;
l)        correias. Verifique constantemente seu estado. Observando rachaduras ou ressecamento, troque-as;
m)    óleo da direção hidráulica. Verifique constantemente o nível. Só complete o nível com o líquido indicado no manual do veículo;
n)      óleo motor e refrigeração do motor. Fique sempre atento a vazamentos, pequeno que seja. Se for no líquido de refrigeração, procure uma oficina imediatamente;
o)      bateria. Mantenha o nível da solução (nas baterias mais antigas). Observe se há corrosão nos terminais. Se houver, limpe com escova e água corrente;
p)      exaustão. Verifique o estado do sistema, estado das borrachas que fazem o suporte dos canos;
q)      óleos dos diferenciais e das caixas de transmissão e de transferência. Verifique os níveis e aspecto dos óleos. Use sempre o tipo de fluido recomendado no manual do fabricante. Evite excessos ao completar o nível;
r)       freios. Verifique sempre o estado das pastilhas e lonas. Observe se não há vazamento de óleo nas rodas. Troque o fluido dos freios a cada 30.000 km;
s)       Verifique se os tubos de aço dos freios sobre o eixo diferencial estão firmemente presos nas presilhas plásticas. Por segurança, passe uma cinta/abraçadeira de nylon para garantir que não saiam das presilhas. As presilhas garantem que os tubos se mantenham solidários ao eixo porque se soltarem acabam oscilando em demasia com a trepidação e partem nas junções. Também é bom levar um preguinho ou arrebite POP (não me lembro da medida, mas acho que 1/8”) para isolar um dos circuitos do freio, se ocorrer um problema nos freios.
t)       rolamentos das rodas. Levante cada roda e, segurando-a em cima e em baixo, tente mover o topo para dentro e para fora. Verifique se há folga. Se houver, leve o veículo à oficina para verificar o estado dos rolamentos e da suspensão. Gire a roda suspensa e observe se há ruídos. Lubrifique os rolamentos a cada 60.000km ou sempre que andar por estradas de areia;
u)      óleo motor e filtro de óleo. Siga os períodos de troca indicados pelo fabricante do veículo. Sempre troque o óleo e o filtro na mesma data;
Lembre-se :
-              a verificação do nível deve ser feito com o motor frio, desligado e com o carro na horizontal;
-              uma boa lubrificação evita o desgaste das partes móveis de seu motor e ajuda a dissipação do calor gerado pela queima do combustível;
-              um bom óleo serve também como condutor dos resíduos da queima do combustível, um tipo de borra que vai se formando e que é muito danosa ao motor;
-              se você costuma utilizar óleo mineral e decidir mudar para um sintético, faça a mudança gradualmente. Primeiro utilize um semi-sintético e só mais adiante troque pelo sintético. Antes da primeira troca faça um “flushing” (lavagem) no sistema utilizando produtos adequados para este fim. Após a mudança, fique atento a juntas e retentores pois podem ocorrer vazamentos;
-              não se deve fazer este tipo de mudança e “flushing” em motores muito rodados pois, ao final, o resultado pode ser o de uma pior lubrificação, fugas e avarias ao motor;
-              também não se deve mudar do óleo sintético para óleo mineral pois estes, normalmente, são mais finos que os minerais e a troca pode provocar fugas nos pistões do motor do motor;
-              a classificação (quanto à qualidade) mais comum dos óleos é feita pela API (American Petroleum Institute). A letra “S” indica uso em motores a gasolina e a letra “C” em motores a diesel.
-              a SAE (Society  of Automotive Engineers) classifica os óleos segundo padrões de viscosidade (característica do fluido ou capacidade de fluir). Um óleo em baixa temperatura tende a ser muito viscoso (flui pouco); quando aquecido diminui sua viscosidade e flui mais. Um bom óleo precisar ter boa fluidez quando frio e não ser excessivamente fluido quando quente. Devido a este compromisso em seu desempenho é que foram produzidos os óleo multi-viscosos;
-              a viscosidade é a característica mais importante de um óleo. Por isto, procure fazer a escolha certa ! Observe que a faixa de operação dos óleos multi-viscosos são função da temperatura ambiente onde o motor irá trabalhar. No caso do Brasil, onde as temperaturas médias  ambientes  variam de 40ºC a 10ºC, os multi-viscosos mais indicados são os das faixas 15W50, 15W40, 20W50 e 20W40. Nos monos-viscosos, procure usar os SAE30 ou SAE40;
-              não se deve adicionar qualquer tipo de aditivo ao óleo do motor, por maior ou melhor que seja a propaganda do fabricante do aditivo. Prefira sempre utilizar um óleo de melhor qualidade.

v)      filtros de combustível e de ar. Siga as recomendações do fabricante do veículo. Antecipe a troca do filtro de ar se andar por estradas com muita poeira;

Além disto :

a)       Limpar o pré filtro de combustível (água no óleo) antes da viagem.
b)      Troque a bateria por uma com mais capacidade para garantir as partidas a serem realizadas no frio. Levar a bateria retirada como bateria reserva. A partir da subida dos Andes, manter a mais poderosa conectada.
d)     Comparar 2 filtros de ar e 2 filtros de óleo. Trocar o de ar antes do início da viagem e o outro se necessário no percurso. O filtro de óleo trocar na primeira mudança de óleo.
e)      Lubrificar rolamentos uns 30 dias antes e aplicar no rush (óleo especial) por baixo no chassi.
f)       Colar contact nas partes laterais e frontais do carro que poderão sofrer com pedras nas estradas de ripio.    


A ver pelo caminho : Teatro Colon, Buenos Aires




Depois de oito anos de reformas — incluindo quatro anos sem funções, de 2006 a 2010 –, o Teatro Colón está tinindo de novo. Tudo foi restaurado usando os mesmos materiais da construção original, para não alterar a lendária acústica do lugar, tido como uma das cinco melhores do mundo.

A melhor visita ao teatro é aquela que você faz durante uma apresentação — e isso não é difícil de conseguir. Você pode comprar ingressos no próprio site. As entradas mais baratas custam 45 pesos (20 reais) e levam ao setor Paraíso, que é a galeria mais alta (conhecida pelos freqüentadores por um nome mais condizente, Gallinero). Já os ingressos na platéia saem em torno de 1.000 pesos (460 reais).

Quem não conseguir encaixar uma apresentação na sua estada pode recorrer à visita guiada, que se realiza todos os dias, com saídas a cada 15 minutos.

A maldição da construção do teatro : o primeiro arquiteto, italiano, morreu de um ataque súbito aos 44 anos; e seu assistente, que assumiu a obra e também era italiano, foi assassinado pelo amante da mulher, também aos 44 anos. Demorou para um terceiro arquiteto aceitar o desafio de concluir a construção; foi quando conseguiram um belga, que modificou o projeto dando um ar francês ao teatro.

14 de agosto de 2013

Antes de partir, bom lembrar

Antes de sair em sua viagem, é sempre bom lembrar-se de que :

a) você precisa conhecer o seu veículo 4x4 : leia seu manual;

b) seu “ego” deve ficar em casa ! Prepare-se para aceitar “derrotas” em nome da segurança do seu veículo e de seus passageiros;

c) deva estar sempre acompanhado por outro veículo 4x4, de preferência com alguém que possua mais experiência que você;

d) correr não é a melhor opção para se chegar com segurança;

e) é sempre bom evitar riscos desnecessários;

f) para enfrentar situações de emergência, kit e conhecimentos de primeiros socorros são sempre muito úteis. ;

g) nunca se deve dirigir sem o cinto de segurança;

h) podendo evitar, não se deve dirigir com o tanque de combustível com menos de metade de sua capacidade

i) frutas e água disponível, em quantidade, devem estar sempre em estoque a bordo;

j) Nunca tome água não tratada. Em caso de necessidade faça como os orientais, prepare um chá (o ato de ferver elimina os agentes patogênicos).

k) os dedos polegares das mãos devem estar sempre apoiados na periferia externa  do volante;

l) é conveniente deixar com alguém de sua confiança, os planos de sua viagem, roteiro, indicação de pousadas onde pretende ficar, data-hora de regresso, etc.

m) conhecer o funcionamento, as possibilidades e as limitações de seu guincho pode ajudá-lo a sair de sufocos;

Mais um kit para levar : documentos e cartões

passaporte (embora não seja obrigatório portar na área do Cone Sul)
carteira de identidade (as de órgãos de classe não servem !)
carteira de motorista nacional
carteira de motorista internacional (sempre bom levar, embora não seja item obrigatório)
IPVA/documento do automóvel/seguro
caderno da seguradora de saúde
cartão da seguradora de saúde
cartão do banco
talões de cheques
cartão de crédito
carta verde (IMPORTANTE : seguro obrigatório para MERCOSUL)
cartão de vacinação
cópias autenticadas documentos pessoais (IMPORTANTE ter em mãos várias cópias : podem ser necessárias nas fronteiras)
lista com endereços e telefones de consulados e embaixadas do Brasil
pasta para documentos
lista de oficinas, contatos, concessionárias, etc. no percurso
lista de endereços e-mail
agenda telefônica de contatos no Brasil
autorização do Banco para sair do País com veículo alienado (IMPORTANTE !)

O que levar : kit mercado

Complementando o kit Sobrevivência e, para os que pensam em acampar, bom lembrar de passar em um mercado com a seguinte lista em mãos :

água
achocolatados
açúcar
arroz em saquinhos
atum
batatas fritas
biscoitos
café solúvel
flocos matinal
frutas (não entram no Chile)
barras de cereais
leite em pó
massas ou miojo
manteiga/margarina
óleo
pão
patê
refrigerantes
salgadinhos
salsicha
sopas


De passagem : General Acha



Parada certera de quien se dirige hacia la zona de los lagos del sur, General Acha aparece en el centro- este del territorio provincial, en el Departamento de Utracán, configurándose como la última ciudad provista de infraestructura turística previa al ingreso a las rutas que cruzan La Pampa árida. Antigua, recordada como la primera capital de la jurisdicción, ha visto modificarse su fisonomía de típica población agroganadera, adecuándose a los requerimientos del turismo.

General Acha se halla enclavado en el magnífico Valle Argentino, instituyéndose como el más importante centro comercial de la región. No obstante, al margen de los excelentes servicios de hotelería y gastronomía, así como de los locales ubicados a la vera del camino, resulta sumamente llamativo disfrutar de la localidad, sus paseos y novedosos atractivos.



La magnífica Laguna de Utracán propicia para refrescarse y practicar deportes náuticos; los bosques y montes de Quehué, paraíso de los cazadores aficionados; la recuperada Pulpería de Chacharramendi; el fascinante y complejo Parque Manuel J Campos; establecimientos rurales turísticamente acondicionados; y la cercana existencia de la Colonia Menonita; hacen a la propuesta que General Acha presenta ante quienes deciden parar y conocerla.




Contagem regressiva


Faltam 53 dias para a partida !

IBOPE


Com grata surpresa, constato que o blog já recebeu 12.879 visualizações até o momento e que temos 39 seguidores !

A todos, grato pelo interesse.

Seguro Saúde

Hora de pensar nas opções do Seguro Saúde. Mais um daqueles casos em que você paga (bem) para se sentir seguro, mas acaba se aborrecendo muito na hora de receber. De qualquer forma, "seguro morreu de velho" !

Algumas opções no mercado : Assist-Card, My Assistance, Coris, Travel Ace. Cada um com meia dúzia de opções de planos.

Numa primeira passada, ficaremos com o My Assistance, plano My Word (porque os nomes são sempre em Inglês ?). Para uma viagem de 30 dias pela América do Sul, oferecem números razoáveis.

Custo ? US$ 77.00 , por pessoa.

Próximo passo : ler com muito cuidado as "letrinhas" (quanto menores, mais perigosas) do contrato.

Distâncias


Colonia del Sacramento a Punta del Leste : 310 km
Punta del Leste  a Chui : 220 km

13 de agosto de 2013

O que fazer : Mar del Plata

O que fazer em Mar del Plata : veja em

http://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g312749-Activities-Mar_del_Plata_Province_of_Buenos_Aires_Central_Argentina.html

O que levar : kit inverno

§  corrente para os pneus, independente de ser MUD, AT, ou, etc...
§  provisões (comida, combustível p/ cozinhar) para no 3 a 5 dias.
§  rádio VHF, desbloqueado, (138 a 174 Mhz), pois, todos os lugares (vilas) tem comunicação em VHF fora da frequencia "oficial" de rádio amador, assim como a polícia, prefeitura, bombeiros, parques, etc
§  aditivo anticongelante, apesar de que o combustível no inverno já tenha, acrescentar mais só vai ajudar e evitar problemas.
§  roupas e equipamentos de uso pessoal adequadas a -20 graus!
§  pá grande e leve
§   cinta reboque, 10m, 8 ton.
§  algum carro com guincho seria bom, mas não imprescindível
§  MUITA CALMA
§  MUITO TEMPO EXTRA, para lidar com imprevistos

De passagem : Durazno (Uruguai)




Sobre a beira esquerda do rio Yi encontra-se a cidade de Durazno, capital do departamento do mesmo nome. Esse centro turístico localiza-se exatamente no centro do pais charrua, equidistante dos pontos de fronteira do território nacional. Essa lozalização de privilegio lhe da um intenso movimento comercial pelo seu ponto obrigatório de trânsito através das rodovias 5 e 14.

Do clima temperado e com muito pouca amplitude térmica, Durazno convida a ser descoberta durante o ano inteiro.

Cabe destacar que Durazno conta com um aeroporto internacional de alternativa dotado de modernas pistas. Esse aeroporto permite o total funcionamento do tránsito aéreo cuando as condições meteorológicas determinam a impossibilidade de operar em Carrasco. Além, pelo centro da cidade atravessa a via férrea que parte desde a estação central de Montevidéu e chega até a cidade de Rivera, na fronteira com Brasil.

As amplas praias do rio Yi, com todos os seviços, são ideais para descansar e sentir o contato com a natureza, principalmente no verão.

Ao transitar pelas ruas das cidades é possível acessar a diferentes museus, como o de Rivera ou o de Belas Artes, onde conhece-se sobre a história e a cultura desse lugar. As suas praças são o centro de encontro de grandes e pequenos que desfrutam dos seus arvoredos e jogos.

Entre as atrações que destacam-se em Durazno encontra-se o Parque de la Hispanidad, localizado a poucos quilómetros da cidade, onde realizam-se os eventos mais importantes da região como o Festival de Folclore, o Encontro Gaúcho e o festival de rock chamado Pilsen Rock, com o que reúne milhares de espectadores do pais inteiro. Em Durazno realizam-se também as primeiras “Chamadas de Carnaval” no interior do pais, graças ao que a cidade cheia-se de cor e ritmo.

Outro lugar que vale a pena visitar é a parróquia de San Pedro, que depois de sofrir um incêndio foi remodelada e hoje é considerada uma jóia arquitetônica pelo estilo moderno e avançado para a época.



A ver pelo caminho : Mar del Plata



Passeio de Compras

Um passeio pelos circuitos de compras de Mar del Plata é outra das propostas imperdivéis que oferece  a cidade. Alfajores, conservas de pescado, pulóveres, indumentaria em geral, roupa de ski são os  destacados das 4 temporadas.

Centro

Delimitado pelas ruas Catamarca, Av. Luro, Av. Colón e a costa. Aquí estão todos os artíigos pensados  e impensados, todas as marcas e com uma ampla proposta de precios para todos os presupostos. A coluna vertebral é a Peatonal San Martín, começando desde a costa e acabando na Diagonal Pueyrredon  com a Feria de Artesãos e os dois Shoppings. Não se esqueça da roupa de couro; sapatos e botas, bolsas  e marroquinería e os acessórios elaborados e novedosos. Falando dos Shoppings, terá que achar em  indumentária para ambos sexos, crianças, "de todo" para dar como presente e fazer-se um presente a 
você mesmo e comprar um presente para seu hogar. Também estão os cinemas, com os filmes para todas  as idades e uma variação em gastronomía.

   
Guemes

Destacado reduto ubicado entre os bairros Stella Maris e Playa Grande. A rua mixtura gastronomía de exelente nível e lojas de indumentaria com as melhores marcas do mercado.
   
Alem

No coração do bairro Playa Grande, espera-o com pubs, discos, restaurantes y los locales con indumentaria exclusiva.
   

Av. Juan B. Justo

Conhecida como a Av. dos Pulóveres, suas lojas se especializam em fiados de ponto. Todo tipo de lãs e  fios se mixturam para producir a originalidade que o freguês exige. Também há tendas de outlets . Outras sugerencias em seu passo por esta Avenida é a roupa de couro, indumentaria, roupa de ski,  especialmente as chaquetas ou campeiras e artígos esportivos. 

Centro Comercial e Gastronómico do Porto

Lojas com conservas de pescados, souvenirs típicos e uma gastronomía especializada em produtos de mar transformam a este lugar, ubicado à entrada do Puerto de Mar del Plata, na Av. Martínez de Hoz e 12 de Octubre em um imperdivél durante sua visita à cidade. 

Mar del Plata também lhe oferece licores e cerveja artesanal, doces e conservas de os 
microemprendimentos rurais, frutas e verduras dos campos vezinhos. A esmerada cordialidade de sua  gente e a beleza da paisagem urbana e rural farão de seu passeio de compras uma lembrança  especial.


   


12 de agosto de 2013

A ver pelo caminho : MALBA, Buenos Aires



O Malba – Fundación Costantini (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) foi fundado em setembro de 2001 com os objetivos de colecionar, preservar, estudar e difundir a arte latino-americana, de princípios do século XX até suas manifestações atuais.

Projetado em 1998 pela Fundação Eduardo F. Costantini, o Malba é uma instituição privada sem fins de lucro que conserva e exibe como patrimônio fundacional a Coleção Costantini, um conjunto de mais de quinhentos obras dos principais artistas latino-americanos, da modernidade até a época contemporânea.

O Malba funciona simultaneamente como um espaço cultural dinâmico e plural onde são realizados encontros com escritores, ciclos de cinema, seminários, cursos, oficinas, simpósios, visitas guiadas, programas educativos e de extensão cultural, e publicações.

O Malba tem como proposta apoiar a promoção, a circulação e o estudo da arte latino-americana no cenário regional e mundial; contribuir para a divulgação das produções culturais da América Latina; atender às necessidades educativas da comunidade e gerar um espaço de encontro entre especialistas; promover o intercâmbio artístico e profissional com instituições nacionais, regionais e internacionais; dar apoio e impulsar programas inovadores centrados nas artes visuais e na cultura latino-americanas.



Informações Gerais

Horários
De quinta até segunda-feira e feriados das 12:00 às 20:00.
Quarta-feira até 21:00.
Terça-feira fechada.
Rendimentos até 30' antes de fechar.

Valor da entrada
Adultos: $32.
Os professores e aposentados: $16.
Estudantes: $16.
Crianças menores de 5 anos: grátis.
Clientes Citi: 25% de desconto

Quarta-feira:
Geral: $16.
Os professores e aposentados: .
Estudantes: grátis.

Malba.cine
Geral: $25
Estudante e aposentados: $13
Abono: $114. Estudantes e aposentados: $58

Contato
info@malba.org.ar
Avenida Figueroa Alcorta 3415 C1425CLA
Buenos Aires, Argentina
+54 (11) 4808-6500