Você está convidado a nos acompanhar nesta viagem. Na parte inferior da página, clique em SEGUIR para receber as atualizações que faremos antes da partida e ao longo do percurso. Também gostaríamos muito de ir recebendo seus comentários.

SEJA BEM-VINDO ao nosso diário de viagem. E, se pretende sair por aí algum dia, aproveite as muitas dicas do blog.

Clique sobre as imagens se desejar ampliá-las.

17 de agosto de 2013

Evitando problemas : cuidados básicos

 Relato de um viajante : "O que eu recomendo, é que se tiverem intenção de viajar, comecem por um trajeto curto e, aos poucos avancem nas aventuras. Apesar de já ter feito viagens menores, nessa expedição, como nas anteriores, também cometi alguns erros : levei roupas em excesso. Algumas bermudas, camisetas e agasalho de frio resolvem o problema; lavar roupas no caminho é fácil e barato. Fiz um arranjo para dormir no carro que não utilizei nenhuma vez.. apenas para mencionar dois erros que me lembro, apesar disso, o importante é não deixar de realizar o sonho, por menor que ele seja. Planejei uma viagem muito longa :  seis meses longe da família é um período muito grande, sem mencionar os amigos, a comidinha brasileira, nossa música etc.. "

Agora vamos às dicas para evitarmos problemas contornáveis durante uma longa viagem :

- Tenha sempre dólares, pois o dólar é aceito em qualquer fronteira. Cédulas de 50 e 100 não são aceitas em vários lugares devido o risco de falsificação;  leve cédulas de 20 em quantidade e algumas de 100.

- Ao trocar dólares por moeda local nas fronteiras, o cambista não dará troco em dólares

-  Leve uma calculadora e faça você mesmo os cálculos. Preste muita atenção quando o cambista manuseia as cédulas, alguns são mestres em trapacear.

- Providencie um porta-dólar abdominal e deixe a maior parte das cédulas nele, afinal ninguém cheira o dinheiro quando recebe...

- Informe-se com o pessoal local como identificar cédulas falsas do dinheiro deles, pois o turista é vítima fácil desse golpe

- Mantenha o cartão de crédito em local separado, não leve ele na carteira, se for roubado pelo menos seu cartão estará a salvo.

- Coloque o dinheiro espalhado, um pouco em cada bolso, isso aumenta a chance de ficar com algum no caso de ser roubado.

- Procure sacar em caixas automáticos de lugares movimentados; se possível estacione o carro em frente ao caixa; é sacar e entrar no carro. Em alguns casos convém tomar um taxi e pedir que o motorista pare em frente ao caixa. Compensa gastar com taxi;

- Nas fronteiras evite contato com os tramitadores; se resolver fazer tudo por sua conta caminhe em zig zag, vá e volte algumas vezes; no caminho, você se livrara de alguns deles pelo menos.

- Leve várias cópias dos seguintes documentos: Certificado de Propriedade do Veículo, Carteira Internacional de Habilitação e Passaporte. Fazer cópias na fronteira além de mais caro, é mais complicado; nem sempre há uma copiadora nas imediações.

- Faça cópias coloridas do Certificado de Propriedade e corte no tamanho exato do original. Use papel de gramatura 90 ao invés de 75, fica melhor que o original. Esse documento sera manuseado muitas vezes nas fronteiras e pelos policiais nas rodovias, para essa finalidade, convém utilizar a cópia e manter o original guardado em lugar seguro.

- Mantenha o carro sempre trancado mesmo que vá se ausentar 30 segundos, é o tempo suficiente para que surrupiem algo dele.

- Mantenha obstruídos da visão de quem esta fora do carro objetos que possam despertar interesse de ladrões tais como celulares, câmeras, óculos escuros, filmadoras, etc.

- Se possível estacione o carro onde você possa vê-lo enquanto faz os procedimentos alfandegários ( algumas vezes é possível ), ou enquanto faz uma refeição.

-  Não deixe o carro estacionado na rua durante a noite, coloque sempre em estacionamento, de preferencia fechado; se for aberto só com vigilancia 24hs.

-  Todo dia logo cedo sem exceção verifique os níveis de água e óleo, além do estado dos pneus, e de uma olhada no motor, correias, mangueiras e eventuais vazamentos de óleo.

- Não saia com o tanque parcialmente cheio, complete sempre mesmo que seja para colocar apenas 10 litros de combustível, ou antes de cruzar uma fronteira ainda que do outro lado o combustível seja mais barato.

-  Dirija sempre de forma defensiva, em torno de você haverão sempre muitos acidentes procurando um lugar para acontecer.

-  Nos povoados e próximo a escolas reduza a velocidade para os limites indicados, pois o policial fará vista grossa para veículos com placa do país, mas se um estrangeiro cometer infração na terra dele, não sai sem algum $$.

- Não confie 100% nas informações dos mapas, entre a impressão e a época de sua viagem muita coisa mudou. Eles também não indicam as distancias corretas, e em alguns casos o tamanho das cidades indicado no mapa não corresponde ao real.

-  Ao estimar o tempo necessário para percorrer a quilometragem indicada no mapa, não leve em conta o número absoluto, pois as condições do piso, o tráfego local, a travessia de povoados  e o número de lombadas aumenta consideravelmente o tempo necessário para percorrer a distancia.

- Quando pedir informação a alguém, confirme com outra pessoa logo adiante, pois há quem tenha vergonha de dizer que não sabe, e informa o que pensa que é correto na boa intenção.

-  A sinalização via de regra é precária, é necessário perguntar, o ideal é entrar em posto de gasolina, pois não é necessário abandonar o carro, e se o frentista não souber, o caminhoneiro que está abastecendo ao lado, com certeza sabe.

-  Leve um adaptador de tomadas universal, pois há países em que nosso sistema não se adapta de forma nenhuma.

-  Para abrir garrafas em alguns hoteis há abridor fixado na parede; quando não houver, utilize o orifício do batente da porta onde entra a lingueta da fechadura, ele tem a dimensão necessária para a operação

- Quando não houver geladeira no quarto, e estiver fazendo muito calor, coloque a garrafa de água na saída do ar condicionado e deixe ele na temperatura baixa que ajuda bastante.

- As despesas grandes sentimos sempre, as pequenas não. Não se desfaça das garrafas de água vazias que você tiver; guarde-as e compre água em galão, pois o preço do galão, é bem mais barato que o de uma garrafa de meio litro. Parece pouco mas no final de uma viagem longa a economia é grande.


Nenhum comentário: