Qual a diferença entre fazer a travessia do Rio da Prata entre Buenos Aires e Colonia del Sacramento com a Buquebus, com a Colonia Express ou com a Seacat?
Atenção: os preços foram colhidos em fevereiro de 2011 e servem apenas como parâmetro. Há inflação na Argentina e os preços devem ser reajustados ao longo do ano.
BUQUEBUS
É a maior (e mais tradicional) das empresas que atuam na rota. Tem 15 barcos e por isso oferece mais horários. É a única que opera tanto barcos lentos (que levam 3h até Colonia) quanto rápidos (que levam 1h). É a única que transporta carros — e por essa razão seus barcos são maiores. E é também a única que oferece dois tipos de transporte a Montevidéu: 100% fluvial (em barcos rápidos que levam 3h) ou continuando de ônibus a partir de Colônia (mais 2h30 de viagem).
Tarifas. A passagem de ida Buenos Aires-Colonia sai desde 113 pesos argentinos no barco lento (3 h) e 167 pesos argentinos no bárco rápido (1 h) na tarifa Promo Web. Na tarifa cheia (Turista Full), uma passagem de ida sai 170 pesos argentinos no barco lento e 245 pesos argentinos no barco rápido. Há ainda duas tarifas intermediárias (Turista Económica e Turista Flexible). As tarifas mais em conta esgotam cedo. Simule as tarifas para suas datas aqui. (Para atravessar com carro, selecione “bodega”).
Freqüências. Há até 10 saídas diárias de barco rápido, e duas de barco lento.
Day Tour. Passagens de ida e volta no mesmo dia saem mais em conta se compradas como DayTour. No barco rápido, sai 300 pesos de segunda a sexta, e 313 pesos sábado e domingo. Você pode ir nos buques de 8h45 ou 12h30, e voltar no de 16h30 ou 20h30. Não inclui tour nem almoço.
Check-in. Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência. Há totens para fazer self-check-in.
Tem posto para reembolso do IVA? Tem. Um guichê com funcionários e também uma urna.
Tem free shop a bordo? Tem. E como os barcos são maiores, a área do free shop é maior também.
Dá para comprar a continuação para Montevidéu para o fim do dia? Não. A conexão com o ônibus, tanto vindo de quanto indo para Montevidéu, precisa ser imediata. Para tirar o dia para turistar em Colonia e seguir mais tarde, compre a travessia a Colonia e, ao chegar, vá à rodoviária (que fica ao lado do terminal hidroviário) e compre a passagem a Montevidéu para o fim do dia.
SEACAT
É a mais nova das companhias que fazem a travessia. Tem catamarãs mais modernos mas também mais compactos, que fazem a viagem em menos de 1 hora. Os preços são competitivos. Não transporta carros.
Tarifas. A passagem de ida Buenos Aires-Colonia começa em 65 pesos argentinos na tarifa Web (limitada a 5% dos assentos) e chega a 168 pesos argentinos na tarifa Full. Há duas tarifas intermediárias, Económica e Flexible, todas sensivelmente mais em conta que as do Buquebus. Simule para suas datas aqui.
Freqüências. Há três saídas diárias.
Day Tour. O site menciona uma excursão com almoço e guia (Colonia a la carta, 286 pesos argentinos) e um pacote que oferece 3 horas de motinho durante a estada (Colonia sobre ruedas, 242 pesos argentinos por pessoa em passeio de duas pessoas). Mas não vi como se compra isso no site, talvez só por email ou telefone (54-11-4314-5100).
De onde sai. Do mesmíssimo terminal do Buquebus, ao lado do canto norte do Puerto Madero. Fica praticamente em frente à avenida Córdoba (a mesma da Galerías Pacífico, que está a quatro quadras de caminhada). O terminal tem caixas automáticos, câmbio do Banco República (aberto de segunda a sexta das 7h às 19h, sábados e domingos das 7h às 11h30) e guarda-volumes (no estacionamento do subsolo; fale com o caixa).
Check-in. Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência.
Tem posto para reembolso do IVA? Tem. Um guichê com funcionários e também uma urna.
Tem free shop a bordo? Tem.
Dá para comprar a continuação para Montevidéu para o fim do dia? Não. A conexão com o ônibus para Montevidéu é necessariamente imediata. Para tirar o dia para turistar em Colonia e seguir mais tarde, compre a travessia a Colonia e, ao chegar, vá à rodoviária (que fica ao lado do terminal hidroviário) e compre a passagem a Montevidéu para o fim do dia.
COLONIA EXPRESS
É o competidor mais antigo da Buquebus em operação, com jeitão low-cost. Os barcos não são nem tão grandes quanto os do Buquebus, nem tão modernos quanto os da Seacat. Faz a travessia em uma hora. Não transporta carros. (Precisei ir duas vezes ao terminal para ver o lugar. Quando cheguei lá, no sábado, estava fechado, com uma placa: “todas las frecuencias canceladas”. Achei bem esquisito. Mas na segunda-feira estava aberto de novo.)
Tarifas. A passagem de ida Buenos Aires-Colonia começa em 48 pesos argentinos na tarifa Supereconómica e chega a 198 pesos argentinos na tarifa cheia (Clásica). Há três tarifas intermediárias, Web, Express e Ejecutiva. Simule para suas datas aqui.
Freqüências. Há três saídas diárias.
Day Tour. Para ida e volta no mesmo dia a Colonia Express só vende daytours. Com café da manhã a bordo e passeio guiado, sai 228 pesos argentinos durante a semana e 268 pesos argentinos sábado, domingo e feriado. Com almoço em restaurante e passeio guiado, sai 288 pesos argentinos (ou 338 sábado, domingo e feriado). Com almoço no restaurante El Mesón e passeio guiado, sai 366 pesos argentinos (todos os dias).
De onde sai. De um terminalzito bem rastaqüera depois do canto sul do Puerto Madero — passando o cassino, praticamente debaixo de um complexo de viadutos. Não tem caixa automático nem câmbio nem guarda-volumes.
Check-in. Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência.
Tem posto para reembolso do IVA? Não.
Tem free shop a bordo? Tem.
Dá para comprar a continuação para Montevidéu para o fim do dia? Não. A conexão com o ônibus para Montevidéu é necessariamente imediata. Para tirar o dia para turistar em Colonia e seguir mais tarde, compre a travessia a Colonia e, ao chegar, vá à rodoviária (que fica ao lado do terminal hidroviário) e compre a passagem a Montevidéu para o fim do dia.
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