Aquele que fará a tração deverá estar posicionado em solo o mais firme possível para evitar que acabe atolando também.
Se o veículo atolado estiver em uma ladeira, com a frente voltada para cima, a puxada deve ser feito neste mesmo sentido !
Não se esqueça de usar o “pára-quedas” entre os dois veículos.
Use sempre cintas novas ou em muito bom estado. Ao puxarem uma carga, sofrem uma natural distensão que acaba sendo perdida com o uso continuado e, assim, passam a apresentar riscos adicionais nas operações de reboque. Evite usar cintas rasgadas, por menor que seja o corte.
Antes de iniciar a puxada, levante o capô do veículo que está sendo puxado (para vante). Isto dará uma proteção adicional ao motorista do veículo sendo puxado.
Para auxiliar a saída é conveniente que o veículo rebocado esteja em primeira marcha, reduzida, em baixa rotação, e com suas rodas em movimento, apontadas para a mesma direção em que se fará a puxada.
Nestas situações é sempre bom lembrar das grandes forças e tensões existentes e aplicadas sobre a cinta e sobre as estruturas dos veículos. Essas forças equivalem, no mínimo, ao peso do veículo sendo rebocado, isto é, da ordem de uma tonelada ou mais !
Lembre-se, também, que uma cinta ou manilha que se parta poderá arremessar (funcionarão exatamente como uma catapulta ou um estilingue) algum objeto com muita intensidade para qualquer direção ! Uma cinta que se parta se comportará como um imenso chicote em movimento. Portanto, mantenha curiosos e assistentes bem afastados da área da operação.
Não faça a união de duas cintas com o uso de manilha. Se isto for necessário, passe uma cinta por dentro da outra (ficará então com 1,5 vezes o comprimento inicial).
Não emende duas cintas passando uma por dentro da outra de forma a ficar com duas vezes o seu comprimento. As forças aplicadas sobra as cintas e sobre a emenda farão um nó cego na emenda que será impossível desfazê-lo depois. Um pequeno macete para se fazer isto é interpor um pequeno e firme galho de árvore no ponto de união das cintas, de forma a poder ser retirado após a operação e, assim, separar as duas cintas.
Se houver necessidade de usar um guincho para puxar um veículo, não utilize cintas para aumentar o comprimento do cabo de aço.
Jamais utilize o cabo do guincho (bloqueado) para puxar um veículo.
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