Algumas precauções e procedimentos de rotina devem ser observados em qualquer operação deste tipo :
Antes de iniciar a operação do guincho :
c) planeje sempre o que vai (ou pode) fazer na situação em que você se encontra;
d) instale o controle remoto;
e) use uma luva resistente para manipular o cabo do guincho;
f) libere o tambor, solte um pouco de cabo e faça um teste de operação com o controle remoto;
g) leve a caixa de controle para dentro do veículo, passando-a pela janela (não passe pela porta pois ao fechar poderá danificar os cabos elétricos do comando);
h) escolha um bom (o mais de frente possível) ponto de ancoragem, capaz de suportar a força de tração;
i) envolva o ponto de ancoragem com corrente (se for uma rocha) ou com a cinta própria (se for uma árvore). Não use o cabo de aço (para não danificá-lo) do guincho para abraçar o ponto de ancoragem;
Maneira correta de ancorar-se em uma árvore.
j) desenrolando o cabo do tambor, não deixe menos de 5 espiras de cabo enrolado. Quanto mais cabo usar na puxada melhor para o motor do guincho (terá de fazer menos força) e para o cabo de aço (não vai danificar-se pela penetração nas camadas inferiores das voltas do cabo no tambor do guincho);
k) observe que o cabo de aço deve ficar perpendicular ao tambor durante toda a operação. Se isto não for possível, procure utilizar uma patesca (ancorada em uma árvore, por exemplo) para fazer o alinhamento necessário;
A patesca pode ser usada desta forma também para a remoção ou desvio de um obstáculo. Observe o cabo, sempre a 90° com o tambor.
l) após passar o cabo até o ponto de ancoragem, coloque uma manta pendurada na parte central do cabo, entre suas extremidades. Caso o cabo venha a se romper, este peso aliviará a intensidade da “chicotada” que o cabo dará;
m) ao puxar outro veículo, se o piso estiver escorregadio e achar que seu carro também será arrastado pela força de tração, ancore seu carro em um terceiro ou em uma árvore;
n) mantenha o motor do veículo ligado;
o) para aumentar (dobrar) a capacidade de tração (somente se o cabo estiver a 90° com o tambor !), retorne o gancho da ponta do cabo de aço para um ponto firme de ancoragem no seu próprio carro, fazendo o cabo contornar uma patesca ancorada em uma árvore, rocha ou mesmo outro carro. Fazendo isto, a velocidade de entrada do cabo (e da tração) será igualmente reduzida. Um outro retorno fará a capacidade de tração do guincho multiplicar-se por 3!;
Para iniciar a puxada :
a) mantenha o motor do veículo ligado, em ponto morto. Sua rotação deve ser mantida cerca de 2.000RPM acima da rotação de marcha lenta;
b) atue o freio de mão;
c) mantenha o pedal do freio comprimido;
d) comande o controle remoto de dentro do carro;
e) utilize o interruptor do comando remoto de forma descontinua (isto evita superaquecimento do guincho e esforço em demasia sobre o cabo);
Se você estiver usando o guincho para tirar seu próprio carro de um atoleiro, por exemplo :
a) acelere ligeiramente o veículo;
b) alinhe a direção e evite esforços esterçantes;
c) engrene uma marcha lenta, reduzida (primeira reduzida, por exemplo);
d) tire o pé da embreagem;
e) inicie a operação do guincho;
f) mantenha atenção sobre o deslocamento do seu carro para fora do buraco e sobre o cabo do guincho que está entrando no tambor. Evite “atropelar” o cabo e enrolá-lo em uma de suas rodas
Outras precauções que você deve tomar :
a) jamais use o cabo de aço para puxar ou rebocar outro veículo, com o guincho travado e seu carro em movimento;
b) utilize o maior comprimento possível do cabo. Quanto menos voltas no tambor houver, maior a capacidade de tração do guincho. Além disso, muitas voltas no tambor fazem com que o cabo, sob tensão, ao ser recolhido durante a puxada, penetre nas camadas de cabo já enroladas, podendo danificar o cabo;
c) evite “cocas” (que ocorram dobras) no cabo;
d) se o cabo começar a desfiar-se, por menor que seja, providencie a sua substituição integral;
e) mantenha o cabo enrolado corretamente no tambor pois a vida útil do cabo depende muito deste cuidado;
f) não toque no cabo de aço quando estiver sob tensão;
g) mantenha todas as pessoas afastadas do cabo de aço sob tensão e do ponto de ancoragem. Calcule a distância que o cabo poderá alcançar se partir : esta é a distância de segurança que deve ficar desocupada;
h) nunca passe ou permita que alguém passe por cima do cabo de aço, mesmo que não esteja sob tensão de carga;
i) verifique se o guincho não está superaquecendo : com uma das mãos dê um leve toque no guincho para sentir sua temperatura, Se esta estiver muito alta, aguarde até que esfrie um pouco (mantenha o motor do veículo ligado para ir carregando a bateria) e só então continue a puxada;
Ao concluir a puxada :
a) mantenha as luvas calçadas;
b) solte o cabo do controle remoto do guincho;
c) se o cabo não tiver sido enrolado corretamente durante a operação, desenrole o cabo e, manualmente o enrole novamente;
d) se ainda houver cabo a enrolar, faça isso aplicando alguma pressão sobre o cabo (com a mão esquerda) enquanto a mão direita comanda o interruptor do controle remoto, de forma a ter o cabo enrolado corretamente e sob pressão. Faça isto aos poucos, evitando sempre que o cabo corra dentro de suas mãos (mesmo estando com luvas). Redobre os cuidados (com sua mão) quando faltar cerca de 1 m de cabo para ser enrolado;
e) passe o gancho em uma parte fixa e resistente do chassis e, com ligeiros toques no controle remoto, tencione ligeiramente o cabo no tambor;
f) trave o tambor;
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