Você está convidado a nos acompanhar nesta viagem. Na parte inferior da página, clique em SEGUIR para receber as atualizações que faremos antes da partida e ao longo do percurso. Também gostaríamos muito de ir recebendo seus comentários.

SEJA BEM-VINDO ao nosso diário de viagem. E, se pretende sair por aí algum dia, aproveite as muitas dicas do blog.

Clique sobre as imagens se desejar ampliá-las.

26 de agosto de 2013

Rípio

Rípio são as estradas de cascalhos muito comuns no sul da Argentina e no Chile. São estradas que é uma mistura de terra com cascalho ou seixos. Os seixos são do tamanho de uma bola de gude até o tamanho de uma laranja.



É uma estrada linda, mas por trás dessa beleza se esconde um grande perigo. Para nós brasileiros que estamos acostumados a dirigir em estradas de terra, muito cuidado. O comportamento do carro é bem distinto nestas estradas.

Estas estradas geralmente são bem largas, cabendo até 4 carros enfileirados, mas tem um motivo, evitar que as pedras voem para outros carros.

Nestas estradas a velocidade máxima que você consegue desenvolver com segurança é de 75 km/h. Mais do que isso você começa a se arriscar. A pista até permite você desenvolver uma velocidade de mais de 100 km/h, mas qualquer deslize e o risco de capotamento é alto.

Acidente em estrada de rípio, Ushuaia, 2000

Por ser de pedra redondas a tendência do carro nas curvas é de sair de frente. Segure firme no volante. Para piorar costuma ventar muito nestas estradas que costumam empurrar bastante o veículo. Se seu carro tiver 4×4, deixe-o engatado.



Evite mudar de pista bruscamente porque formam-se morros de pedras que você não percebe e o carro pode perder controle.

Ao cruzar com um carro diminua  a velocidade para uns 40 a 50km/h, isto evita que você jogue pedras em outros carros, danificando um farol ou um parabrisas. Apesar de que muitos carros cruzam com você muito rapidamente. Mesmo assim diminua, isso fará com que as pedras que voarem para seu carro não tenham o mesmo impacto.

Há também o risco de você cruzar com algum animal na pista. Seja cavalo, guanaco, lebres, ovelhas, avestruz. São animais grandes e com certeza acabará com sua viagem.

Outro problema é a falta de SOS. Estas estradas são geralmente desertas e há a dificuldade em pedir socorro. Sinal de celular é raríssimo.

Sempre que for pegar este tipo de estrada abasteça antes. Evite pegar estas estradas a noite.
Se puder escolher entre ir de carro ou ir de picape, escolha picape. Carros baixos irão sofrer demais, vai acabar com seu protetor de cárter.

Tomando estes cuidados sua viagem será muito agradável. O cenário é impressionante. Muito bonito.

( http://ushuaia2008.wordpress.com/dicas/como-dirigir-no-ripio/ )


Nenhum comentário: