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20 de agosto de 2013

E um dia acontece !

Então um dia acontece : você está em uma trilha, na praia ou numa estrada mais deserta, tenta passar e aí verifica que não consegue sair do atoleiro ou do areal onde se meteu !!!

Não se irrite com isso, afinal estamos tratando de uma “atividade” que faz parte de seu lazer e como da primeira atolada ninguém esquece, muito em breve você vai se divertir lembrando dela  !!!.

E aí, o que fazer ? Fechar o carro e sair em busca de auxílio ? Levantar as rodas e calçá-las com gravetos e pedras ? Colocar sua mulher na direção e começar a empurrar o carro com as crianças ?

A primeira regra nestas circunstâncias é ficar calmo, ser paciente e lembrar-se que esta é uma faina que poderá tomar muito de seu  tempo.

Segunda regra : se não conseguir sair do buraco onde você se meteu, com o uso do próprio motor,  não insista pois isto só irá complicar sua situação. Não permita que as rodas fiquem patinando para irão afundá-lo ainda mais.

Próxima etapa : desça do veículo, veja se não há nada tocando ou prendendo a parte inferior do veículo, analise a situação e pense nos recursos que tem disponível.

Se achar que vale o “suor”, peça aos caronas ou demais companheiros que o ajudem empurrando (no braço, mesmo) seu carro para fora do atoleiro.

Se isto não deu certo, é hora de começar a parte mais pesada (e suja)  do trabalho : procure remover ao máximo a areia, terra, barro, o que for,  de baixo do veículo e que esteja dificultando a tração. Procure criar um caminho firme à frente ou à ré por onde deverão passar as rodas. Feito esse trabalho de limpeza, tente mais uma vez.

Em pisos de areia, quatro peças (uma para cada roda) de carpete podem ajudar fazendo um trilho por onde deverá sair o veículo.

Se outro veículo estiver com você, é hora de utilizar uma cinta para puxá-lo.

 Em qualquer operação de puxada coloque sempre o item “segurança” em primeiro lugar pois há sempre um risco muito grande envolvido nessas manobras.

Se a cinta ainda não foi suficiente para tira-lo da situação, é hora de buscar seu macaco, de preferência o hi-lift.  Estabeleça uma base firme para ele e, a seguir, levante ao máximo (com segurança) seu veículo;  faça, então,  bases firmes para as rodas utilizando pedras, terra, galhos, etc.

Atenção que o conjunto macaco+veículo suspenso é bastante instável !!!  Não entre sob o veículo nessas situações. Se isto for muito necessário (para remover algo, por exemplo), faça uso de pneus (estepe) como segurança, colocando-o(s) em posições adequadas para sua proteção.

Lembre-se que o que seu veículo está precisando, nestas situações, é estar livre em baixo e ter terreno que lhe permita tração. Para isso, use tudo que estiver disponível …

Se tiver guincho ou estiver acompanhado por outro que tenha um, tudo ficará mais fácil. Procure fazer a limpeza sob o veículo e por onde passarão as rodas, como explicado acima; passe o cabo de guincho e tudo deverá estar resolvido.

Ao sair da enrascada, não se esqueça de fazer uma rápida limpeza sob o veículo (principalmente nas rodas para evitar desbalanceamento da direção) e uma inspeção cuidadosa em busca de avarias que possam ter ocorrido durante a faina.

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