São muitas as palavras associadas à Patagônia : vento, imensidão, cordilheira, aventura, beleza, deserto e muitas outras. Entre estas, uma que é pouco conhecida : “ripio”.
Você sabe do que se trata ?
Ripio
masculine noun
1. = word or phrase included to complete a rhyme
· no perder ripio -> to be all ears
2. gravel (Andes, RP)
ou,
rípio
m.
Pedra miúda, com que se enchem os vãos que as grande pedras deixam na construcção das paredes.
Cascalho.
Fig.
Palavra, que entra no verso, só para lhe completar a medida.
(Cp. cast. ripio)
Pedra miúda, com que se enchem os vãos que as grande pedras deixam na construcção das paredes.
Cascalho.
Fig.
Palavra, que entra no verso, só para lhe completar a medida.
(Cp. cast. ripio)
ou, ainda, nas palavras de um viajante :
Rípio são as estradas de cascalhos muito comuns no sul da Argentina e no Chile. São estradas que é uma mistura de terra com cascalho ou seixos. Os seixos são do tamanho de uma bola de gude até o tamanho de uma laranja.
Pois bem : quando falamos de ripio patagônico estamos falando é deste piso por onde trafegam carros, motos, bicicletas e andarilhos.
A sensação de dirigir em uma estrada de ripio é maravilhosa, algo como dirigir sobre uma auto-pista europeia, por incrível que pareça a comparação. Por outro lado, os riscos e os perigos de acidentes só são comparáveis a pisos “ensaboados” pela mistura de água e lama; e, para ficar nas comparações europeias, com estradas onde o “black-ice” encontra-se presente, ou seja, aquela camada fina de gelo , invisível, que cobre o asfalto negro. Capotagens e perda de direção são comuns quando não se tomam as precauções necessárias ao se dirigir nestas situações.
Se o carro possui tração dianteira, há que se dirigir em marchas mais reduzidas, priorizando-se a tração. Melhor forçar o motor mas ter uma boa reposta de saída em situações de perigo. Em caso de derrapagem, deve-se evitar usar o freio para não aumentar o efeito de patinação. Com bastante suavidade, operar o acelerador até que o controle de direção seja reassumido.
No caso de tração traseira e nos casos de perda de direção, diminuir a velocidade, sem deixar de usar o acelerador. O mais perigoso, nestas circunstâncias é usar em demasia o volante. Se o veículo começar a rodar, retirar o pé do acelerador.
Quando o veículo é um 4x4, a melhor opção é usar a tração nas quatro rodas e, em havendo, o bloqueio do diferencial central.
Para todos os casos, entretanto, a melhor recomendação é evitar altas velocidades, principalmente quando faltar experiência ao motorista neste tipo de terreno.
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