Você está convidado a nos acompanhar nesta viagem. Na parte inferior da página, clique em SEGUIR para receber as atualizações que faremos antes da partida e ao longo do percurso. Também gostaríamos muito de ir recebendo seus comentários.

SEJA BEM-VINDO ao nosso diário de viagem. E, se pretende sair por aí algum dia, aproveite as muitas dicas do blog.

Clique sobre as imagens se desejar ampliá-las.

24 de julho de 2013

Preparação física e psicológica

Como parte dos preparativos para uma longa viagem deste tipo, alguns preparativos de ordem pessoal são necessários.

Com relação à preparação física, um mês antes da expedição, faz-se necessário execução de exercícios anaeróbicos (caminhada diária de 4 a 6km e natação) e ingestão de vitaminas do complexo B (aumento de hemoglobinas) visando lidar melhor com  altitude, quando for o caso da viagem.

Um bom check-up médico é mandatório, seguido da montagem de um "kit-farmácia" com os principais medicamentos de seu uso frequente.

Quanto ao preparo psicológico, é bom lembrar que uma coisa é você viajar em um só carro e outra é ir com um grupo. Em certos lugares e em certas situações durante uma expedição, estando sozinho, você estará sempre mais preocupado por estar em regiões desertas, sem viva alma por perto e sem saber se o caminho está correto (se não tiver um bom GPS à mão !). 

Em contrapartida, indo com um grupo, este lhe dará algumas preocupações a menos. Por outro lado, as características de cada pessoa componente do grupo podem vir a ser um fator estressante durante a viagem. Assim, é sempre recomendável conhecer muito bem seus acompanhantes, seu comportamento e reações, todos testados em viagens anteriores. No caso de formar um grupo em que as pessoas têm pouco conhecimento umas das outras, será sempre recomendável organizar uma viagem curta, de final-de-semana que seja, para que cada um conheça melhor seus companheiros da futura expedição. Será sempre melhor adiar uma viagem destas do que ter que conviver com pessoas que tenham atitudes e reações inconvenientes durante 30 ou mais dias de uma viagem. Acordar cedo, pensar no coletivo, analisar a opinião de cada elemento sem a prevalência de sua opinião, ser ponderado e educado,  serão itens individuais obrigatórios durante uma expedição, sem os quais o sucesso não será alcançado.


Pode ser que a privacidade de cada um, seja em determinados pontos e situações, possa vir a ser afetada, mas nada que o famoso bom senso, que todos afirmam possuir, não contorne. O seu parceiro no interior de seu carro e os parceiros no interior dos outros veículos serão sempre mais importantes que você. Cuide deles e eles cuidarão de você; assim, formar-se-á uma sinergia imbatível e sua viagem será um sucesso. 

Nenhum comentário: