Você está convidado a nos acompanhar nesta viagem. Na parte inferior da página, clique em SEGUIR para receber as atualizações que faremos antes da partida e ao longo do percurso. Também gostaríamos muito de ir recebendo seus comentários.

SEJA BEM-VINDO ao nosso diário de viagem. E, se pretende sair por aí algum dia, aproveite as muitas dicas do blog.

Clique sobre as imagens se desejar ampliá-las.

15 de outubro de 2010

CURIOSIDADES PATAGÔNICAS

A Patagônia é uma imensa extensão de terra que toma quase um terço dos territórios argentino e chileno. Vai, na sua parte Norte, da região dos lagos andinos até o extremo sul das Américas, a Ilha do Cabo Horn, na Passagem de Drake.

É uma região de contrastes e belezas surpreendentes ; dos ventos fortes, chuvas, neve, das montanhas com seus picos elevadíssimos, dos rios de corredeiras, florestas espetaculares, desertos, lagos maravilhosos e, por fim, dos mares bravios que a cercam.

O nome atual de "Patagônia", segundo os historiadores, vem da passagem do português Fernão de Magalhães pela região, em 1520 (e ainda nos achamos corajosos em empreender estas nossas "expedições" !!). Aconteceu dele haver encontrado, durante sua passagem por lá, índios da nação Tehuelche e haver ficado impressionado com o tamanho dos pés daquelas criaturas. Passou então a chamá-los de "Patagones", em alusão ao gigante com cabeça de cachorro, "Patagon", do conto espanhol chamado "Primaleon". Assim, logo a região tornou-se conhecida como Patagônia, nome que persiste até os nossos dias.

Hoje, pelo menos para fins turísticos, a região é dividida em grandes áreas :
- a dos lagos argentinos, ao norte
- ainda ao norte, a dos lagos chilenos
- a leste, a Patagônia atlântica que se debruça sobre o oceano
- a parte sul do território argentino
- ainda ao sul, a região chilena, aí incluída a famosa Terra do Fogo; e, por fim,
- a costa sul do Chile

Para os que pensam em visitá-la, a melhor época a escolher será durante o verão no hemisfério sul, particularmente em Dezembro e Janeiro. Nesta época os dias são bastante longos, chegando até às 23:00, no extremo sul da região. Como as distâncias são imensas, isto se torna um fator fundamental para quem se propõe a visitá-la de carro. Nesta época o clima é bem agradável, embora os fortes ventos continuem presentes.

Como desvantagem, é também nesta época que os preços sobem bastante com a chegada dos turistas em seus pontos de atração principais. Para os que desejam desfrutar um pouco da verdadeira Patagônia, calma e isolada, trata-se um problema a considerar.

Neste caso, melhor pensar em visitá-la em Novembro, por exemplo, no final da baixa-temporada para os turistas tradicionais. Outras opções são os meses de Março e Abril (pelo menos nesta época os ventos estarão mais amenos).

Por hoje é só; depois voltaremos com mais algumas curiosidades ...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Murilo e Luci! Vou ficar acompanhando essa nova aventura de vcs. Esses lugares têm uma aura especial e parecem incríveis. Felicidades! Bjs. Fátima

murilo galvao disse...

Obrigado, Fátima.